Saúde e Bem Estar

Benefícios do burpee e como fazer

Dentre os benefícios do burpee, podemos citar o quanto este exercício é completo, simples de fazer e muito benéfico para a saúde. Afinal, é possível queimar muita caloria, melhorar a capacidade respiratória e ainda fortalecer todo o corpo.

Porém, as vantagens não param por aqui! Praticar o burpee no seu dia a dia de treino pode lhe ajudar a ter uma coordenação motora mais bem explorada, trazendo uma noção de espaço mais qualificada para você.

Abaixo exploramos um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens. Continue lendo.

Quais os benefícios do burpee?

Se o seu objetivo é emagrecer com saúde, os benefícios do burpee podem ser uma ótima forma de iniciar os seus treinos mais intensos. Veja agora todas as vantagens dessa prática:

1- Aumenta a resistência cardiopulmonar

A resistência cardiopulmonar é impactada positivamente pelo treino de burpee. Afinal, a frequência cardíaca se eleva e passamos a melhorar a nossa capacidade respiratória diante de um exercício tão intenso. Isso, no longo prazo, nos protege de doenças cardiovasculares, por exemplo.

2- Benefícios do burpee: Acelera o emagrecimento

Segundo especialistas, o burpee queima mais calorias do que a corrida!

Enquanto que a corrida queima cerca de 8 calorias a cada 7 minutos, o burpee queima 10 no mesmo período de tempo. Com isso, incluir o burpee no seu dia a dia de treinos melhora a sua queima calórica, acelerando o metabolismo, promovendo a transpiração e acelerando o emagrecimento saudável.

3- Melhora a coordenação motora

Diante de um treino tão exigente, a coordenação motora também melhora. Isso porque você precisará trabalhar o agachamento, a flexão e o salto durante uma repetição de burpee.

4- Trabalha a musculatura do corpo todo

Como você estará saltando e agachando em um mesmo treino, toda a musculatura do corpo acaba sendo trabalhada de uma forma muito interessante. Por isso o burpee é capaz de impactar no seu ganho de massa muscular, por exemplo.

5- Simples de fazer e não requer materiais especiais

Por fim, outro benefício do burpee é que ele é simples de fazer! Ou seja, não exige muitos materiais de suporte para que você possa colocá-lo em prática.

Na verdade, o único fator que deve ser considerado é a escolha do seu tênis. Com um bom tênis você já poderá praticar o burpee em qualquer superfície plana, inclusive em casa!

Como fazer o burpee corretamente?

Agora que você já conheceu todos os benefícios do burpee e já está querendo começar os seus treinos, veja como fazê-lo corretamente:

  1. Primeiramente, calce o seu tênis de treino e posicione-se ereto, com os pés levemente afastados (na largura dos ombros) em uma superfície plana e antiderrapante.
  2. Em seguida, coloque o peso do seu corpo nos calcanhares e mantenha os seus braços ao lado do corpo.
  3. Empurre os seus quadris para trás e abaixe o corpo em um agachamento, tocando as mãos no chão, em frente aos seus pés.
  4. Feito isso, “empurre” os pés para trás, em forma de pulo, ficando na posição de prancha.
  5. Realize uma flexão de braço até que o seu peito toque o chão.
  6. Volte para a posição de agachamento dando um “pulo” para frente, novamente.
  7. Levante dando um salto com os braços estendidos para cima.
  8. Volte para a posição inicial e repita todo o processo.

No começo pode parecer mais difícil, mas na medida em que você melhora a sua coordenação motora, mais fácil fica o processo de finalizar cada repetição. Lembre-se de ir aumentando a velocidade aos poucos, conforme você melhora a sua prática.

Considere que o número de repetições e séries pode variar de pessoa para pessoa. Comece aos poucos (quatro séries de 10, por exemplo) e vá aumentando na medida em que melhora a sua resistência e desempenho.