Os benefícios de pular corda são capazes de impactar tanto a saúde física, como a mental, a partir do momento que gera bem-estar, prazer e até mesmo eleva a nossa autoestima.
Mas as vantagens desta prática não param por aqui! E em nosso guia você encontrará tudo o que precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!
Os benefícios de pular corda são incríveis e você pode começar a perceber até mesmo uma semana depois de começar os seus treinos. Veja:
Pular corda é um ótimo exercício de alta intensidade, capaz de queimar até 1300 calorias em apenas uma hora! Entretanto, é claro que para atingir este rendimento é preciso que você siga uma rotina de treinos regradas, com um aumento gradativo de tempo.
Porém, é possível sim pular muita corda e ter os efeitos deste exercício de alta intensidade.
Para quem busca emagrecer com saúde, o exercício de pular corda pode ser uma ótima alternativa. Para isso você precisa praticar o exercício por pelo menos 10 minutos por dia, aumentando a intensidade e velocidade na medida em que você atinge condicionamento adequado.
Se você quer tonificar o seu bumbum, suas panturrilhas e coxas, saiba que este é um excelente exercício para este fim.
Enquanto você pula corda, trabalha diversos músculos do seu corpo, ao mesmo tempo em que queima muitas calorias a cada pulo.
Trabalhar a coordenação motora é muito importante para manter o nosso equilíbrio, agilidade, condicionamento e inteligência espacial. Com a corda, você poderá pular e exercitar exatamente isso.
Com os movimentos dos braços em sincronia com o pulo, pés, joelhos dobrados e respiração, você terá uma maior consciência sobre o seu corpo, trabalhando a sua coordenação.
Por ser um treino de alta intensidade, você estará melhorando o seu condicionamento físico. E sabemos que isso é muito importante pra um bom desempenho nos treinos e uma vida muito mais saudável.
Diferente de alguns tipos de exercícios, pular corda pode ser considerado de baixo impacto, desde que a prática ocorra da maneira correta. Isto é, você precisa respeitar os seus limites e usar calçados adequados para o exercício, e assim, terá menos efeitos negativos em suas articulações, por exemplo.
Agora que você já conheceu os principais benefícios de pular corda, é hora de se atentar para a forma correta de usufruir destas vantagens.
O ideal é que você sempre comece de maneira gradativa, e não tente levar o corpo à exaustão logo no primeiro momento. Mas sim, vá aumentando a velocidade e o tempo aos poucos.
Uma boa forma de iniciar é pulando um minuto e descansando outro, até fechar um ciclo de 12 minutos. Quando perceber que já está mais condicionado, poderá ir aumentando o tempo.
Entretanto, lembre-se de tomar cuidado e não se forçar demais, de uma hora para outra, ok? Pois é preciso ver como a sua respiração e o seu corpo reagem a intensidade do exercício. E assim, garantir uma prática sem efeitos colaterais.
No caso de dúvidas, converse com um educador físico!