Você sabia que existem muitos benefícios em ler para crianças pequenas? Mesmo bem antes de aprenderem a ler e escrever, de fato, elas podem se familiarizar com o universo das letras e das histórias.
Quando estão na fase pré-escolar, já sabem muitas coisas que não sabiam quando eram bebês. Eles não leem sozinhos, mas se os pais e professores leem para eles, conseguem ter discernimento sobre diversos fatores. Por exemplo:
- Os livros são lidos da frente para trás.
- As imagens devem estar com o lado direito para cima.
- A leitura é feita da esquerda para a direita.
- A linguagem dos livros é diferente da linguagem falada.
- As palavras têm sons diferentes.
- Existem palavras familiares e desconhecidas.
- As histórias têm um começo, um meio e um fim.
Todas essas são habilidades iniciais de alfabetização podem ser fortalecidas e desenvolvidas, sobretudo com a ajuda dos adultos que cercam as crianças.
Escolher muitos livros diferentes para ler em voz alta aumentará o vocabulário dos pequenos. Com essa atitude, eles irão aprender:
- Texto é constituída por palavras escritas.
- As letras em uma ordem específica formam uma palavra.
- Existem espaços entre as palavras.
Essas informações ajudarão quando as crianças começarem a aprender a ler na escola.
Quando e como ler para crianças
Muitas crianças de zero a cinco anos vão para creches ou pré-escolas. O tempo de leitura em voz alta pode ser uma chance de diminuir o ritmo e passar algum tempo juntos.
Arranje tempo para ler juntos em casa também. Antes de dormir funciona bem, assim como outras horas “deitar” durante o dia, como a primeira hora da manhã ou após as refeições. Seu filho vai gostar de abraçar você, ouvir sua voz e se sentir amado.
Crianças entre 3 e 5 anos querem exibir o que sabem e gostam de elogios. Continue a escolher alguns livros com tramas simples e texto repetitivo (por exemplo, “Urso pardo, urso pardo …”) que seu filho possa aprender e recontar. Incentive seu filho a “ler” para você e elogie as tentativas.
Outras dicas para ler para crianças pequenas:
- Sim, leia esse livro repetidamente – e tente não parecer entediado. Seu filho está dominando muitas habilidades a cada releitura.
- Ao olhar para um novo livro, apresente-o. Olhe a capa e fale sobre o que pode ser. Diga o nome do autor e fale sobre o que ele faz.
- Mova os dedos sob as palavras enquanto lê para mostrar a conexão entre o que você está dizendo e o texto.
- Quando você chegar a versos familiares ou repetitivos, faça uma pausa e deixe seu filho terminá-los. (“Eu não gosto de ovos verdes e …. eu não gosto deles, Sam ….”)
- Peça a seu filho para apontar letras ou palavras que ele possa conhecer. Às vezes aponte para palavras e pronuncie-as lentamente, enquanto seu filho observa.
- Pergunte a seu filho por que um personagem fez algo.
- Fale sobre as partes da história – como ela começou? O que aconteceu no meio? O que você achou do final?
- Pergunte de que parte da história seu filho gostou mais e por quê.
Embora seja importante fazer algumas perguntas difíceis ao seu filho, seu objetivo principal deve ser gostar de ler e se divertir. Não transforme a leitura de um livro como um teste que seu filho precisa passar. Olhem para as imagens, inventem novas palavras juntos e sejam brincalhões e relaxados.
Além disso, lembre-se de que a leitura chega a crianças diferentes em momentos diferentes. Algumas crianças se apaixonam pelos livros mais cedo do que outras. Portanto, se seu filho não parecer tão interessado imediatamente, continue lendo e mostrando como pode ser maravilhoso.
Lembre-se dessas três frases-chave: Leia comigo! Fale comigo! Divirta-se comigo! Essas três coisas podem ajudar seu filho no caminho para o sucesso na leitura.