Os benefícios da páprica vão além do seu sabor inconfundível e da sua coloração intensa nas preparações, pois se envolvem diretamente com a sua saúde ocular e a pressão arterial. Além disso, a páprica também auxilia no combate ao envelhecimento precoce da pele, por ser um tempero rico em antioxidantes.
Neste artigo você irá descobrir como a páprica promove benefícios para o seu corpo e quais as melhores formas de consumi-la.
Os principais benefícios da páprica para a saúde se envolvem com as suas propriedades antioxidantes e com a sua alta concentração de vitamina A. Com isso, ela pode melhorar a sua digestão, proteger a saúde dos seus olhos e ainda manter o seu corpo mais protegido. Veja abaixo todas as vantagens:
A páprica é rica em carotenoides, e estes são poderosos antioxidantes capazes de expulsar os agentes nocivos responsáveis por acelerar o envelhecimento das nossas células, como os conhecidos radicais livres. Assim, mantém o nosso corpo mais “limpo” e com menos propensão ao desenvolvimento de doenças como câncer.
A vitamina A é extremamente importante para manter a saúde ocular sempre em dia. Além disso, é ela quem manterá a nossa pele mais saudável e a nossa imunidade mais equilibrada.
Para você ter uma ideia, apenas uma colher de sopa de páprica já é capaz de suprir 19% da nossa necessidade diária de vitamina A. Por isso, se você quer melhorar a sua visão e prevenir doenças oculares, inclua este tempero nos seus preparos diários.
Consumir páprica nos preparos quentes, como carnes e caldos, pode fazer com que a sua pressão arterial fique mais equilibrada, especialmente se você for hipertenso. Isso se deve ao fato de que a páprica desencadeia a dilatação dos vasos, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a pressão.
Consumir sal em excesso não é nada agradável para o organismo. Primeiro porque a pressão arterial pode ficar desequilibrada e, segundo porque a retenção de líquidos pode aparecer, deixando o corpo mais inchado e pesado.
Com isso em mente, podemos usar a páprica como uma verdadeira substituta do sal. Embora você ainda possa salgar os alimentos com uma pitadinha de sal, você poderá complementar o tempero com mais páprica do que sódio, garantindo mais harmonia nos seus preparos.
Quando consumimos um alimento temperado com páprica, a tendência é que a nossa boca produza muito mais saliva durante a mastigação. Esse efeito impacta na absorção de nutrientes que acontece lá no intestino, além de melhorar a formação do bolo fecal.
Logo, a páprica pode desencadear efeitos benéficos para a nossa digestão, diminuindo a prisão de ventre, por exemplo.
Agora que você já conheceu todos os benefícios da páprica, é hora de incluí-la na sua alimentação diária. Para isso, temos uma boa notícia: a páprica é muito versátil e pode ser incluída em praticamente qualquer preparo.
Isso porque você pode encontrá-la na versão doce, picante e defumada. Ambas são provenientes do pimentão vermelho, mas o modo de preparo do pó e a escolha do pimentão sofrem algumas alterações.
Com isso em mente, você pode incluir a páprica em molhos, caldos, saladas, carnes, ovos, bolos, tortas, etc. Ou seja, você sempre poderá estar colocando uma pitadinha de páprica em qualquer tipo de preparo, desde que escolha a versão mais adequada ao seu paladar.
Experimente!