Saúde e Bem Estar

5 benefícios da meditação para a saúde mental

Você já usufrui dos benefícios da meditação para a saúde mental? Se ainda não, este é um bom momento para começar a pensar sobre as possibilidades que essa prática é capaz de gerar para nós.

Até porque, a meditação não exige nenhum tipo de investimento exorbitante: basta um ambiente aconchegante, agradável e silencioso para que comecemos, aos poucos, a desenvolver a prática.

A seguir, você entenderá como a meditação pode ser bem interessante em nossas vidas. Confira!

5 benefícios da meditação para a saúde mental

Os benefícios da meditação para a saúde mental são inúmeros. Quem pratica essa atividade há algum tempo sabe exatamente do que estamos falando.

À medida que o tempo passa e a prática vai se tornando mais corriqueira e “compreendida”, mais benefícios podem ser vivenciados.

Para isso, é necessário treino e paciência, pois nem sempre é fácil meditar depois de um dia corrido. Portanto, não se preocupe se no começo você falhar nesse sentido, e foque nos potenciais benefícios que podem ser colhidos mais adiante.

São eles:

1. Ajuda a melhorar a concentração

O fato de termos que treinar a nossa mente para focar no aqui e agora, atentando-se à nossa respiração, por exemplo, nos ajuda a desenvolver melhor a nossa capacidade de controle mental e concentração.

Assim, quando precisamos nos concentrar em outra atividade importante, mais tarde, essa prática poderá nos ajudar.

2. Reduz estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade também pode ser reduzidos. Isso porque estaremos nos desconectando daqueles pensamentos desgastantes que podem “atormentar” a nossa mente, de vez em quando.

Dessa maneira, ficamos mais conectados com o presente, dando atenção a nós mesmos, e deixando os problemas de lado, ao menos por alguns instantes. Logo, podemos nos sentir mais tranquilos.

3. Aumenta a conexão para consigo mesmo

E por falar em ficar conectado com o presente, um dos benefícios da meditação para a saúde mental é justamente nos ajudar na hora de nos conectarmos com nós mesmos.

Como estamos vivendo um momento só nosso, no qual devemos ordenar nossos pensamentos e relaxar, podemos ter esse instante de viver a nossa própria companhia, de forma saudável e positiva.

4. Impulsiona a autoconsciência

A autoconsciência faz toda a diferença em nossas vidas. Ela nos ajuda na hora de nos autoconhecermos melhor, promovendo benefícios de curto, médio e longo prazo.

Durante a meditação, começamos a ficar mais conscientes de nós mesmos, nossas sensações, nosso corpo e até mesmo nossos pensamentos.

5. Ajuda a melhorar o humor

O humor também pode ser melhorado à medida que relaxamos, deixamos os problemas um pouco de lado e focamos no que nos faz bem, concorda?

Por conta disso, um dos benefícios da meditação para a saúde mental é nos deixar mais tranquilos, leves e até mesmo “felizes”, prontos para lidar com os desafios da vida com um equilíbrio emocional muito maior.

Até porque, a meditação pode ser uma pausa na rotina, para descansar a mente e relaxar, tornando-nos preparados para o que der e vier.

Considere essa prática e busque um profissional que possa ajudá-lo a implementá-la na sua rotina. 😉