Gostosa, refrescante, e muito nutritiva, a água de coco é um alimento versátil e muito eficaz na hora de nutrir nosso organismo. Quer saber um pouco mais sobre este líquido milagroso e conferir todos os benefícios da água de coco? Então acompanhe esta leitura e veja dicas incríveis que irão te ajudar a entender porque é importante consumir a bebida.
A água de coco entra como uma reposição líquida para os eletrólitos e sais perdidos pelo nosso organismo, seja pelo vômito, diarreia ou, até mesmo, pelo suor.
Sabe aquele dia quente, que você se exercitou ao ar livre ou caminhou muito sob o sol e, logo após, você tem uma sensação de tontura e fraqueza? É o seu organismo sentindo falta dos eletrólitos perdidos pelo suor.
Uma maneira prática e rápida de repor é ingerindo água de coco.
Em primeiro lugar, sabe-se que água de coco se encontra no interior do fruto, só recebendo todos os nutrientes absorvidos pela árvore. Sendo assim, quando esse volume dobra, ele começa a se solidificar e dar forma a carne do coco.
Quando esse processo é interrompido, temos acesso ao líquido farto, que possui nutrientes, como:
A combinação desse conjunto de nutrientes tem um poder altamente hidratante para o nosso corpo. Por esta razão, o consumo de água de coco nos dias quentes deve sim ser intensificado.
A saber, se por parte dos médicos não houver nenhuma recomendação específica, é possível. A água de coco é, muitas vezes, até recomendada.
Pacientes em processo de quimioterapia ou que, até mesmo, estão desidratados por problemas de saúde, encontram na água de coco um isotônico natural, capaz de restabelecer o equilíbrio do organismo.
A água de coco é uma fonte inesgotável de propriedades medicinais, graças à presença dos diversos nutrientes.
Embora tenha muitos benefícios, a água de coco ainda não substitui a água natural e, por isso, deve-se respeitar o volume indicado pelo seu médico para consumo (água potável).
Por outro lado, o consumo de água de coco deve ser limitado a 3 copos por dia, pois, todas essas vitaminas, nutrientes e eletrólitos em excesso podem causar desequilíbrio ao organismo.
Pessoas hipertensas, assim como as doentes renais crônicas, devem manter esse volume sob controle rigoroso, para que não tenham prejuízos à sua saúde por esse motivo.
Moderadamente, sim, pois a água de coco possui açúcar. Mas, em geral, ela é pobre em calorias, então não compromete nenhuma dieta, porém, seu excesso pode sim vir a atrasar o seus resultados.
Sempre que possível, opte preferencialmente pela água in natura, ou seja, direto do coco verde, e não de caixinha ou engarrafada.
Para inovar na hora de consumir sua água, experimente:
Por ter tantas características boas e que, além disso, contribuem para o bom funcionamento da nossa saúde, a água de coco é um excelente alimento para se oferecer para bebês e crianças.
Sendo assim, oferta deve ser feita para bebês acima de 6 meses, de forma moderada, em pequenas quantidades.
Já para crianças mais velhas, a oferta pode ser maior, principalmente em dias de temperatura elevada, ou após atividades físicas. Em situações de desidratação por vômito ou diarreia, a oferta pode ser maior, conforme a aceitação da criança.
Antes de mais nada, vale lembrar que água de coco industrializada não possui todos os benefícios listados acima. Devido ao processo de pasteurização para poder embalar, alguns nutrientes se perdem, e é acrescentada uma dose maior de sódio para garantir a validade e a conservação. Mas, na ausência da in natura, a de caixa ainda é uma boa opção.
Por fim, aproveite os benefícios e, dessa forma, se delicie com este líquido saboroso que é a água de coco.