Dentro do universo de cartões existem vários nomes relacionados às empresas envolvidas nele: operadora, emissora e bandeira são alguns destes termos. Mas, o que são, afinal, as bandeiras do cartão de crédito e para quê servem?
O Brasil tem mais de 130 milhões de cartões em uso, e cada um deles tem sua bandeira. Mais do que um logo impresso no seu cartão, as bandeiras do cartão de crédito oferecem uma série de benefícios de acordo com as categorias, definem onde você poderá usar, e operacionalizar transações de compra e venda. Entenda, abaixo, como elas funcionam e o que têm a ver com as suas compras na matéria desta quarta-feira (30) do Notícias Concursos.
As bandeiras são empresas que atuam como intermediárias entre estabelecimentos comerciais e a operadora do cartão em operações de compra e venda. Isso significa que cabe à bandeira desenvolver as tecnologias necessárias para que um cartão seja lido e aceito pelas maquininhas, sites e aplicativos. Além disso, elas definem regras para o uso e garantem que o valor pago pelo cliente seja repassado de maneira segura para o estabelecimento.
Nem toda maquininha ou plataforma aceita todas as bandeiras. Quanto mais aceita for a sua bandeira, mais chances você tem de usar o seu cartão nos estabelecimentos.
Embora existam diversas bandeiras de cartão de crédito, as três principais no Brasil são a Mastercard, a Visa e a Elo. Juntas, elas totalizam aproximadamente 120 milhões dos cartões emitidos no país, segundo dados do Banco Central. Ou seja: essas três bandeiras representam quase 90% do total de cartões em uso no Brasil.
E não é só por aqui. Além de serem amplamente utilizadas pelos brasileiros, as principais bandeiras do cartão também estão presentes em centenas de países. Ademais, são aceitas em milhões de estabelecimentos ao redor do mundo.
Por isso, vale prestar atenção na bandeira e conferir onde ela é aceita. A maioria dos estabelecimentos que aceitam pagamento por cartão de crédito permitem pagar com qualquer uma das principais bandeiras, mas é comum ver certas promoções ou lançamentos feitos em parceria com uma bandeira específica.
Enquanto a bandeira é responsável por operacionalizar os processos de compra e venda feitos com um cartão de crédito, a operadora do cartão é quem faz a administração dele. Dessa forma, ela atua diretamente com os clientes.
Em outras palavras, a operadora é responsável por definir os limites do cartão de crédito, as taxas relacionadas ao uso dele (ou à falta de pagamento, por exemplo). Além do mais, ela emite e envia faturas. Também é papel da operadora disponibilizar uma central de atendimento para dúvidas ou solicitações a respeito do cartão.
Não tem resposta certa: para saber qual é a melhor para você, é necessário entender o que está procurando. Se para você o que mais importa é ter a certeza de que o seu cartão será aceito nas maquininhas da maioria dos estabelecimentos que frequenta (ou quer frequentar), vale a pena escolher um cartão que tenha uma bandeira amplamente aceita.
Além disso, as bandeiras também oferecem benefícios exclusivos que vão de descontos em estabelecimentos até programas de pontos e assistência em viagens internacionais. Tudo isso varia de acordo com a categoria do seu cartão, e pode ser utilizado como critério na hora de escolher o que faz mais sentido para as suas necessidades.
Vale lembrar que essas iniciativas são da bandeira, não da operadora. Para saber quais são os benefícios a que você tem direito e como aproveitá-los, é só acessar o site das bandeiras do cartão e conferir todas as vantagens relacionadas à categoria dele.