Após o reajuste no teto de juros do crédito consignado para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os bancos retomaram a concessão dos empréstimos. As instituições haviam interrompido a oferta dessa modalidade de crédito após o governo estabelecer teto de 1,70%. No entanto, o Conselho da Previdência alterou o limite da taxa de juros para 1,97%.
Entre os bancos que voltaram a ofertar a modalidade de crédito é possível citar o Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Banco PAN e o PagBank. Em contrapartida, o Itaú Unibanco informou que deve avaliar a possibilidade de voltar a oferecer o empréstimo para segurados do INSS.
A reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), que alterou o teto da taxa de juros do consignado para segurados do INSS foi realizada na última terça-feira (28). Vale informar que as instituições participaram da reunião, representadas pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), no entanto, não participaram da votação.
“Os bancos, contribuindo para encerrar o impasse e diante de impactos na concessão dessa linha de financiamento que ainda serão avaliados, decidiram se abster na votação”, informou a Febraban.
“Caberá a cada instituição financeira, diante de sua estratégia de negócio, avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS no novo teto de juros fixado pelo Conselho de Previdência”, complementou a federação em nota.
É importante pontuar que a redução do teto dos juros dessa modalidade de crédito foi uma proposta feita pelo novo governo federal. Carlos Lupi, ministro da Previdência, afirma que “baixar os juros é a bandeira do nosso governo, e no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar”.
O empréstimo consignado do INSS é uma modalidade de crédito exclusiva para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desta forma, os segurados podem obter dinheiro emprestado com desconto direto na folha de pagamento do benefício. O valor liberado para os segurados pode ser utilizado de qualquer forma, ou seja, não existe uma finalidade específica para os recursos.
A modalidade vem se popularizando entre os aposentados e pensionistas do Instituto, já que o crédito oferece taxas de juros mais baixas em relação a outras modalidades disponíveis no mercado. Além disso, as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente do benefício do segurado, facilitando o pagamento e evitando possíveis dívidas.
Para solicitar o empréstimo consignado do INSS, é necessário que o segurado tenha margem consignável disponível. Essa margem é o valor máximo que pode ser comprometido com o pagamento das parcelas do empréstimo, sendo calculada com base no valor do benefício.
Os segurados do INSS que tenham interesse na contratação do empréstimo consignado devem procurar uma instituição financeira conveniada. Apesar do teto de juros ter sido fixado em 1,97% na última terça-feira, é importante comparar as taxas de juros e as condições de pagamento oferecidas por cada instituição antes de fechar negócio, já que algumas podem ser mais vantajosas do que outras.