As agências bancárias brasileiras não irão abrir o atendimento ao público nesta quinta-feira (8), devido ao feriado de Corpus Christi. Além disso, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), essa decisão de não abrir as portas segue resolução do Conselho Monetário Nacional. De acordo com o conselho, não se consideram feriados de âmbito nacional como dias úteis para fins de operações bancárias.
No entanto, nesta sexta-feira (9), dia seguinte ao feriado, os bancos irão abrir o atendimento ao público normalmente. Por outro lado, no sábado (10) apenas o autoatendimento das agências bancárias estará funcionando, assim como canais digitais e remotos. Sendo assim, a realização de transferências e pagamentos de contas funcionarão normalmente.
De acordo com a Febraban, as contas e carnês com vencimento nesta quinta-feira (8), dia do feriado de Corpus Christi, poderão ser pagas no dia seguinte, sexta-feira (9), sem acréscimos. No entanto, caso a data não tenha sido ajustada automaticamente, o recomendado é antecipar ou agendar os pagamentos em caixa eletrônico, internet banking ou através do atendimento telefônico dos bancos.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou na última quinta-feira (1) que está trabalhando na produção de uma nova moeda para os brasileiros. Sendo assim, a instituição revelou ter criado um grupo técnico, o qual irá auxiliar o Banco Central no desenvolvimento do projeto piloto do Real Digital.
Desta maneira, ao assinar um acordo de colaboração técnica com o BC, o objetivo conjunto da Febraban é de definir a infraestrutura de tecnologia de registro distribuído para a realização de experimentos, testes e outras medidas para o Real Digital.
Além disso, a Febraban está associada com 20 bancos brasileiros, os quais terão apoio interno do BC. Em entrevista para o “Valor”, a Federação Brasileira de Bancos destacou que o objetivo é discutir a segurança, privacidade e escalabilidade da criptomoeda, que no caso é o Real Digital.
Já o Banco Central afirmou: “Essa oferta de apoio se consolidou por ocasião do início dos trabalhos de desenvolvimento da plataforma do Piloto RD, na forma de um acordo de cooperação de interessante mútuo para consecução de um projeto inovador e de interesse do sistema financeiro”.
Além disso, o BC continuou dizendo: “Nesse sentido, a participação da Febraban tem natureza diversa daquela dos participantes selecionados para o Piloto RD, principalmente no que se refere ao apoio técnico prestado para a execução do protótipo da infraestrutura DLT para o Real Digital”.
Segundo o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), os bancos brasileiros estão alterando as datas de fechamento das faturas do cartão de crédito. Ainda de acordo com o instituto, foram registradas diversas reclamações de clientes, relativas a alterações nessas datas sem aviso prévio por parte das instituições financeiras.
A mudança da qual os clientes estão reclamando se refere ao prazo entre o fechamento e a data de vencimento da fatura. Isso porque, quando a fatura é fechada, existe um prazo limite para que o cliente realize o pagamento, que costumava ser, em média, de 40 dias. No entanto, os bancos estão diminuindo esse prazo sem avisar os usuários.
Sendo assim, o Idec afirmou que, caso essa alteração feita pelos bancos não esteja de acordo com o contrato de adesão do cartão de crédito, ela pode configurar quebra de contrato, com alteração unilateral. Além disso, segundo o instituto, dependendo do caso essa mudança pode ser considerada propaganda enganosa.