Nem todo mundo sabe, mas esta semana uma parcela importante da população vai poder curtir um feriado. Estamos falando do dia da Vitória Constitucionalista, que é comemorado neste 9 de julho, ou seja, esta próxima terça-feira (9).
Por se tratar de um feriado, é natural que a data tenha impacto direto no funcionamento de algumas atividades e serviços, como é o caso dos bancos. Por isso, uma parcela da população vai ter que se adaptar aos novos horários para conseguir resolver as suas pendências bancárias sem maiores problemas.
O feriado de 9 de julho é válido apenas no estado de São Paulo. Por isso, apenas os paulistas poderão folgar nesta terça-feira. Para o resto do país, será um dia útil como qualquer outro do calendário.
Assim, segundo informações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) não há previsão para funcionamento dos bancos no estado de São Paulo nesta terça-feira (9). Para o resto do país, a previsão é de funcionamento normal das agências, nos horários regulares.
Mesmo as pessoas que residem no estado de São Paulo poderão pagar contas e realizar transações normalmente nesta terça-feira (9). Para tanto, será necessário utilizar o sistema de Internet Banking da sua instituição financeira.
Fato é que a grande maioria dos trabalhadores vai ter que esperar muito pelo próximo feriado. Como 2024 é um ano bissexto, vários dos feriados foram empurrados para os finais de semana. O próximo feriadão, por exemplo, só deve acontecer em novembro.
Abaixo, você pode ver os feriados tradicionais que devem ser “anulados” porque devem cair em finais de semana:
Já os próximos feriados e pontos facultativos deste ano de 2024 que devem cair em dias úteis são os seguintes:
O atual governo Lula já havia publicado uma portaria sobre o trabalho nos feriados. O texto começaria a vigorar no dia 1º de março. O documento atual afirma que o trabalhador só pode trabalhar no feriado caso esta regra esteja expressa em uma convenção coletiva.
Agora, o plano é trocar esta ideia por outra, que terá um teor semelhante, e que deve ser publicada em breve. A diferença é que o novo documento trará uma lista de exceções de negócios que poderão funcionar nos feriados, mesmo sem necessidade de convenção coletiva.
A lista de exceções, aliás, não deve ser pequena. A expectativa é de que mais de 200 atividades ganhem a liberação de trabalho no feriado, sem que exista a necessidade de discussão prévia do tema com o sindicato que representa a categoria.
Hoje, a avaliação é de que o governo federal está atrasado na divulgação de atividades que entrarão para esta lista.