O banco Neon é uma fintech brasileira criada em 2016 e autorizada pelo Banco Central. Entre os serviços financeiros oferecidos, o banco conta com conta de pagamento, emissão de moeda eletrônica e de instrumento pós-pago, cartões de débito e crédito na bandeira Visa, entre outros. No entanto, recentemente o banco Neon movimentou o mercado financeiro com um cartão de crédito inovador, que deixou os clientes surpresos.
De acordo com o banco Neon, o novo serviço financeiro não se trata de um cartão de crédito comum, e sim de um cartão com crédito consignado privado. Esta modalidade é pouco explorada no mercado brasileiro, tornando esse cartão ainda mais exclusivo.
O banco Neon já vinha concentrando seus esforços nessa estratégia, buscando firmar parcerias importantes no exterior do Brasil. Outro objetivo da instituição financeira é de movimentar seus clientes, visando chegar a um montante de 1,5 milhões de usuários.
Como dito, o novo cartão do banco Neon funciona com um crédito consignado privado. Esta modalidade, para quem não conhece, consiste em um cartão que dá a opção de crédito ao cliente, e desconta os gastos diretamente da folha de pagamento, evitando inadimplência.
Sendo assim, a empresa privada faz um convênio com a instituição que oferece o crédito consignado privado. Em seguida, o funcionário procura a instituição e recebe uma oferta de crédito, a qual pode ter valor máximo de parcela mensal de até 30% de seu salário, que será descontada da folha de pagamento.
Este serviço não é amplamente utilizado no Brasil, no entanto, vem ganhando seu espaço entre os clientes, o que facilitou a exploração desta ferramenta pelo banco Neon no mercado interno.
Isso demonstra que o banco Neon enxergou um potencial neste novo tipo de serviço financeiro no Brasil. No entanto, poderão existir problemas operacionais por ser um campo muito desconhecido dentro deste mercado. Além disso, também existe o problema do conflito de interesses com os grandes bancos brasileiros, o que pode atrapalhar o processo deste crédito consignado privado.
Apesar destes possíveis impasses, o banco Neon afirma que possui canais de distribuição bem definidos para este novo serviço. Dentre os planejamentos do banco está um acordo estratégico com a Totvs, com intuito de desenvolver um sistema digital para identificar empresas com um bem comum.
A Totvs, para quem não conhece, se intitula como a maior empresa de tecnologia do Brasil, e oferece soluções para empresas de variados segmentos e portes. Essas soluções tratam-se de um aumento na produtividade, eficiência, controle, e governança para as empresas clientes.
Com esta modalidade de crédito consignado privado, o banco Neon tem como objetivo atender as classes C e D do país. Sendo assim, a empresa quer oferecer um serviço de baixo custo para suprir as necessidades deste público.
É importante destacar que o cartão de crédito consignado é apenas o primeiro passo de um processo planejado pelo banco Neon. Nesse sentido, a instituição financeira já planeja expandir sua oferta de serviços.
Sendo assim, o banco Neon também oferece aos seus clientes o serviço chamado de “Vira Crédito”. Esta ferramenta incentiva os clientes do banco a pouparem dinheiro ao mesmo tempo que aumentam o limite de seus cartões de crédito.
De acordo com a empresa, este serviço alinha-se com o compromisso do banco Neon de educar financeiramente seus clientes, proporcionando uma experiência bancária mais consciente.