Na última quarta-feira, dia 25 de janeiro, o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que o Banco do Brasil iniciasse um concurso público apenas para PCDs (pessoas com deficiência).
Assim, a partir desta data, a instituição bancária possui 90 dias para cumprir a determinação.
De acordo com o Tribunal, o Banco do Brasil conta com apenas 1,84% de seu quadro de servidores de PCDs.
No entanto, a legislação brasileira entende ser necessário contar com 5% da força de trabalho composta por este grupo social, no caso de empresas com mais de mil funcionários.
Portanto, a intenção do TCU é de que o BB cumpra com a legislação, estando de acordo com a premissa de ofertar maiores oportunidades para estas pessoas.
Nesse sentido, a decisão relembra que as regras do Decreto 3.298/1999 e da Lei Lei 8.213/1991 já passaram de décadas, sem que a instituição bancária passasse dos 2%.
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Além disso, o ministro do TCU Aroldo Cedraz explica que o Banco do Brasil não é o único a passar por esta situação. Em 2021, o Tribunal exigiu que a Caixa Econômica Federal abrisse um concurso exclusivo para pessoas com deficiência, com um total de 1.100 vagas.
“Ou seja, a Caixa está empenhada em realizar a vontade constitucional”, declarou o ministro.
A análise do TCU se iniciou a partir de um pedido do procurador Sérgio Ricardo Costa Caribé, do Ministério Público de Contas. Assim, após debate sobre este requerimento, o Tribunal decidiu de forma a atendê-lo parcialmente.
O Banco do Brasil alegou que “não estaria obrigado a abrir concursos públicos sem necessidade e utilidade de contratação e exclusivamente pela interpretação isolada de um dispositivo”.
No entanto, o TCU não aceitou estes argumentos. Então, o banco deverá apresentar um plano de cumprimento da decisão dentro de 90 dias.
“A meu ver, havendo concurso específico para PcD’s, além de se direcionar esforços reais e factíveis à realização do comando constitucional, não se criam expectativas de direito em terceiras pessoas não alcançadas pelo edital destinado a PcD’s”, declarou o ministro Aroldo Cedraz.
Além disso, o Banco do Brasil precisará publicar dados atuais sobre seu quadro de funcionários, indicando quantos são PCDs.
Para além do concurso para pessoas com deficiência, o Banco do Brasil já possui um certame com período de inscrições aberto.
Assim, aqueles que desejam concorrer às vagas do órgão poderão se inscrever até o dia 24 de fevereiro pelo site da banca examinadora. Isto é, da Fundação Cesgranrio.
Além de ler todo o edital com atenção a fim de conferir todas as regras do certame, o candidato precisa:
A seleção se destina ao cargo de Escriturário, ao qual o candidato deverá comprovar nível médio de escolaridade. Serão 6 mil vagas para esta função.
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Além disso, é importante lembrar que o concurso destinará os candidatos aprovados para diferentes lotações do país. Portanto, haverão vagas para todos os 26 estados do Brasil, bem como o Distrito Federal. É possível que o candidato escolha seu posto de trabalho.
O concurso do Banco do Brasil destina 6 mil vagas para o cargo de Escriturário, que exige ensino médio completo. Deste total de oportunidades, 4 mil serão imediatas e 2 mil para formação de cadastro de reserva.
Assim, esta função se divide nas áreas de:
A remuneração inicial deste profissional é de R$ 3.622,23, com uma jornada de 30 horas por semana. Além disso, o cargo também conta com outros benefícios como, por exemplo, auxílio-alimentação e refeição, auxílio-transporte, plano de saúde e programas de educação e capacitação.
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O concurso inclui ampla concorrência e, também, reserva de vagas para PCDs e candidatos negros. Portanto, do total de 4 mil vagas imediatas, serão:
Aqueles que desejarem concorrer às vagas do Banco do Brasil deverão realizar:
Ambos os exames contarão com aplicação no mesmo dia, 23 de abril, com 5 horas de duração. No entanto, a correção da redação apenas acontecerá para aqueles que se classificarem na primeira fase. Portanto, é necessário estar em uma posição não superior ao triplo do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.
A fase da redação consistirá em um modelo de texto dissertativo-argumentativo, com um total de 100 pontos. Assim, para se aprovar é necessário atingir, no mínimo, 70 pontos.
Por fim, a expectativa é de que o resultado final saia no dia 14 de julho. A validade do concurso público do Banco Brasil será de 1 ano, a partir da sua homologação, podendo ter prorrogação de igual período por apenas uma vez.
A prova objetiva do Banco do Brasil terá 70 questões, das quais 25 são de conhecimentos básicos e 45 de específicos. Nesse sentido, para conhecimentos básicos o candidatos deverá responder:
No caso do bloco de conhecimentos específicos, contudo, as disciplinas se diferenciam para cada cargo. Assim, para o Agente comercial, o conteúdo programático inclui:
Já no caso do Agente de tecnologia, os conhecimentos específicos incluem:
Desse modo, para ter a provação, o candidato precisa: