Banco Central cria curso de educação financeira para estudantes de escolas públicas - Notícias Concursos

Banco Central cria curso de educação financeira para estudantes de escolas públicas

Uma iniciativa do Banco Central promove a educação financeira de milhares de estudantes de escolas públicas por meio de programa intitulado Aprender Valor. O programa, cuja versão piloto teve início em 2020, pretende contemplar cerca de 5 milhões de alunos até 2022. 

De acordo com o programa, o curso de educação financeira é baseado em três pilares temáticos. São eles: planejar, poupar e gerenciar.

O 1º pilar temático diz respeito ao planejamento do orçamento, ou seja, ao controle do uso dos recursos. Já o 2º pilar trata sobre a economia, de modo que ensina ao aluno sobre os tipos de poupança (ativa ou passiva). Por fim, o 3º tema aborda os diferentes os tipos de financiamento e empréstimos. Por meio deste último pilar, os alunos aprendem a lidar com o crédito, por exemplo.

Implementado inicialmente no Distrito Federal e em outros cinco estados – Pará, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná –, o projeto-piloto contemplava 429 escolas. Posteriormente, o Aprender Valor passou a ser usado em 10,4 mil unidades escolares. Desse modo, a iniciativa já alcança 308 mil alunos. 

Programa visa alcançar 5 milhões de alunos em 2022

De acordo com o diretor de Relacionamento Institucional do BC, Maurício Moura, há uma expectativa de que aumente o número de adesões ao programa em 2022. O objetivo da segunda fase, cujo início é previsto para o próximo ano, é alcançar 5 milhões de alunos. 

O público-alvo são os alunos das redes públicas de ensino. No entanto, o projeto ambiciona evolver ao máximo os professores, alcançando mais de 1 milhão de docentes. Segundo Moura, “muitas vezes, os professores não têm educação financeira nem para gerir seu próprio recurso e têm pouco tempo para desenvolver programas de educação financeira”. Nesse sentido, o projeto fornece a eles um curso de finanças pessoais.  

Aprender Valor conta com uma plataforma eletrônica para que docentes, coordenadores e diretores registrem as escolas, alcançando alunos de todo o país. No site, é possível conferir o passo a passo de como aderir ao programa e diversas outras informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UPE encerra o período de inscrição do SSA 2022 na próxima quinta (19).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?