O Banco Central pretende ampliar o foco da educação financeira, expandindo os conhecimentos para crianças e adolescentes.
A partir do segundo semestre entrará em vigor o Aprender Valor para o ensino fundamental da rede pública, espera-se que ao menos 22 milhões de estudantes sejam beneficiados diretamente.
O projeto Aprender Valor foi criado em 2019 e colocado em prática na fase piloto em 2020. Foram selecionados cinco estados brasileiros:
Mais de 8 mil estudantes tiveram acesso ao programa em 257 cidades diferentes.
O diretor de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta do BC, Maurício Moura, o objetivo do programa é oferecer ao estudante ferramentas para controlar sua vida financeira.
O programa se divide em três frentes principais:
Esses três pilares tem como principal objetivo ajudar os estudantes a entenderem, por exemplo, o que é crédito emergencial e o que é o crédito a longo prazo.
O Aprender Valor é totalmente gratuito e fica a critério das secretarias estaduais ou municipais de Educação ou até mesmo as próprias escolas aderirem o projeto.
O programa espera que o conteúdo seja absorvido de maneira natural pelos alunos, através de quatro matérias: matemática, português, geografia e história.
Adequar a forma e o conteúdo do programa para um país com dimensões continentais foi uma das dificuldades enfrentadas pelo Banco Central.
Por conta da pandemia do novo coronavírus algumas adaptações foram exigidas, mas o processo de implantação foi mantido no período.
O programa Aprender Valor tem duração inicial prevista de quatro anos, com o encerramento no fim de 2022, no entanto, a ideia do Banco Central é torná-lo permanente.
Para os primeiros quatro anos, o orçamento é de cerca de R$ 12 milhões, oriundos do Fundo de Defesa Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, parceiro do BC no projeto.
Moura faz uma comparação entre o Aprender Valor e projetos direcionados para alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, afirmando que os familiares também acabam beneficiados.
“O estudante chega em casa e compartilha o que aprendeu na escola. Diz para os pais: fecha a torneira, vamos reciclar o lixo”, diz Moura.
Ele também afirma: “É a mesma coisa com a educação financeira. O público potencial é muito maior do que aqueles que são alcançados diretamente”.
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