Dividimos a série “Backlinks” em duas partes, com a finalidade de explicar conceitualmente e usualmente essa ferramenta oriunda do Marketing Digital.
Nesta primeira parte falaremos sobre os conceitos a respeito dos backlinks.
Dentro das necessidades oriundas da internet, há a necessidade aparecer para crescer, numa inversão de ordem natural quando falamos de adaptações ao digital.
Ocorre que para aparecer a empresa precisa aparecer nas buscas do Google é necessário que siga regras, e essas regras foram especificadas pelo Google. Dentre essas regras o site e julgado como relevante ou não.
Dentro desse cenário, se encaixam os backlinks.
O que são backlinks?
Para qualificar (ou não) um conteúdo como relevante nas pesquisas o Google faz algumas validações, e dentre elas, valida os backlinks.
São links que são vinculados a uma página para direcionar o usuário, a fim de gerar tráfego para o site.
Por um momento, assim que surgiram como métricas do Google, os backlinks foram usados sem moderação.
Backlinks de qualidade
Dado o uso alto de backlinks quando da descoberta dessa ferramenta como forma de aumentar o tráfego, foram feitas outras validações, e então se descobriu que não basta usar backlinks, eles precisam ser qualificados.
Da mesma forma que Google subia as empresas por conta dos backlinks quanto a seu ranqueamento, ele diminuía as posições.
Isso em razão de que a relevância do conteúdo foi analisada, e o que parecia fácil tornou-se um empecilho para quem só mensurou quantidade.
Na segunda parte dessa série falaremos sobre como os backlinks são analisados.