A maior bacia hidrográfica do mundo é brasileira: a Bacia Amazônica. Ela possui esse nome por conta do Rio Amazonas que é o seu principal rio.
A saber, a nascente do Rio Amazonas é localizada nos Andes Peruanos, e sua origem se dá pela confluência do rio Solimões e do rio Negro.
O assunto poderá aparecer em questões de vestibulares, assim como no Enem, por isso vale a pena ficar ligado, veja!
Estima-se que a Bacia Amazônica possui 7 milhões de km², sendo que aproximadamente 4 milhões de km² pertencem ao Brasil, correspondendo a 42% do território do país.
Além do mais, ela abrange outros países como Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname.
A importância da Bacia Amazônica para o planeta é imensurável, afinal, ela possui a maior quantidade de água doce do mundo.
Para se ter uma noção no Brasil ela está presente nos estados do Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso.
Além disso, ela está presente Floresta Amazônica que é maior Floresta Tropical do planeta, que possui uma enorme biodiversidade de fauna e flora.
Ademais, a região possui uma extensão atividade econômica através de hidrovias que comportam barcos de pequeno, médio e grande porte, eles realizam o transporte das mercadorias, ajudando a desenvolver o sustento de milhares de ribeirinhos da área.
Outrossim, a região também possui um relevo plano e clima equatorial, dessa forma, apresenta elevadas temperaturas e alto índice de chuvas durante boa parte do ano.
Dessa forma, os rios têm dois períodos: um de cheia e outro menor pluviosidade (estiagem). De tempo em tempo, a mata da região sofre inundação pelos rios que a compõe, a partir daí denomina-se como Mata de Igapó.
A região se constitui por córregos, restingas, igarapés, praias, matas inundadas, lagos, entre outros. Dessa maneira, muitos rios formam a Bacia Amazônica, os principais são: