O prazo para enviar a Declaração do Imposto de Renda já acabou e agora se inicia a temporada da restituição. O primeiro lote foi liberado no dia 31 de maio. Ao todo, a Receita Federal fará os repasses em 5 lotes.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o recebimento da restituição para aqueles que caíram na malha fina. Será que eles terão direito ao recebimento da devolução da Receita? Entenda melhor sobre o assunto a seguir.
Os contribuintes que caíram na malha fina não poderão receber a Restituição do Imposto de Renda até que as pendências sejam regularizadas. Porém, a boa notícia é que, ao regularizar a situação, o contribuinte poderá ter acesso à devolução da Receita Federal.
Existem vários motivos que geram inconsistências de informações e levam o trabalhador a cair na malha fina. A seguir, confira quais são os principais:
É válido lembrar que quanto antes a situação for regularizada, mais rápido o contribuinte terá acesso aos valores da restituição do Imposto de Renda.
Para saber se caiu na malha fina do Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (Portal e-CAC) e entrar na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF).
Depois, deve escolher a opção “Pendências de Malha”, que fica na aba “Processamento”. Assim, aparecerá na tela se existe alguma pendência para o seu CPF e o motivo. Caso não haja pendências, aparecerá a mensagem “Nenhuma pendência no momento”.
O contribuinte terá direito à restituição quando as suas despesas dedutíveis somarem um valor maior do que o imposto a pagar. Assim, a Receita Federal irá devolver a diferença entre essas duas quantias.
É possível consultar os valores a receber de maneira 100% online e o processo é bem simples. Confira o passo a passo:
Seguindo o passo a passo acima, o contribuinte poderá ver se terá direito à restituição, além de conferir o valor que irá receber.
Nesse sentido, para garantir o recebimento dos valores disponíveis, é importante não ter pendências com a Receita Federal. Além disso, deverá ter informado os dados bancários ou chave PIX corretamente no momento de enviar a Declaração do Imposto de Renda.
A seguir, confira todas as datas da restituição do IR:
Segundo a Receita Federal, este ano haverá a distribuição de cerca de R$ 300 milhões por meio da restituição do Imposto de Renda. Desse valor, mais de R$ 197 milhões serão para os grupos prioritários.