Está com tempo sobrando neste feriado de Páscoa? Por que não aproveitar esta folga para realizar a sua declaração do Imposto de Renda? Esta pode ser uma boa dica para os cidadãos que querem se livrar o quanto antes desta obrigação. Quem declara no feriado, certamente vai encontrar o sistema de envio muito mais rápido, por causa da baixa procura.
Este ano, o processo de declaração do Imposto de Renda foi aberto no dia 15 de março, e deve seguir até o dia 31 de maio. Embora o prazo para o envio da documentação seja mais longo do que o visto nos anos anteriores, o fato é que faltam apenas pouco mais de 50 dias para o fim do período de envio da documentação.
Segundo informações da Receita Federal, as pessoas que declaram o Imposto de Renda mais cedo podem ter uma série de vantagens. Entre elas, podemos citar a prioridade que ganham no processo de recebimento de uma possível restituição nos cinco lotes que serão pagos no decorrer deste ano.
Mas as vantagens não param por aí. O cidadão que declara o Imposto de Renda mais cedo também terá mais tempo para corrigir possíveis erros no sistema. Mesmo depois de enviar a documentação, o indivíduo terá o poder de editar algumas informações sem nenhum prejuízo, desde que a edição ocorra antes do final do prazo.
Quem declara mais cedo, também poderá ter a tranquilidade de não ter problemas com o sistema. De acordo com a Receita, todos os anos, a maior parte dos contribuintes deixa a declaração para os últimos dias, o que pode fazer com que o sistema fique mais lento, e o processo de envio se torne mais complicado para o cidadão.
Como dito, pessoas que declaram o Imposto de Renda mais cedo possuem mais chances de receber a restituição também mais cedo. Contudo, existem outras maneiras de “furar a fila” para um recebimento mais rápido do dinheiro.
Conforme informações da Receita Federal, pessoas que usam a declaração pré-preenchida e que optam pelo recebimento da restituição através do sistema do Pix também podem ter uma prioridade no recebimento do saldo.
Contudo, é importante lembrar que nenhuma destas prioridades ultrapassam o direito dos cidadãos que, por lei, devem ser prioritários no sistema de recebimento da restituição. Abaixo, você pode ver quais grupos possuem esta vantagem:
Logo depois destes grupos, entram aqueles que contribuem mais cedo, os que usam a declaração pré-preenchida e os que optam pelo sistema do Pix no recebimento. Por fim, entram os demais contribuintes.
Abaixo, você pode ver as datas dos lotes da restituição deste ano:
Para 2023, a expectativa da Receita Federal é receber algo entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda.