Na última segunda-feira (27/05), o Governo Federal deu início a segunda fase para concessão do Auxílio Reconstrução. Agora, as famílias deverão fazer a confirmação dos seus dados no site do governo, a fim de liberar o pagamento do benefício.
O Auxílio Reconstrução é um benefício vital para as famílias vítimas de deslizamentos, enchentes e que ficaram desabrigadas no Rio Grande do Sul.
A seguir, confira todos os passos necessários para confirmar os dados familiares e entenda como vai ocorrer a liberação da parcela.
Desde o dia 20 de maio, o Governo Federal começou a receber os dados das famílias que se encontram desabrigadas no Rio Grande do Sul. As prefeituras municipais foram as responsáveis por repassar essas informações.
Ao todo, o governo recebeu 75.213 registros. Após o recebimento, o Dataprev realizou uma série de cruzamento de dados, a fim de verificar as informações. Dessa forma, a aprovação contemplou 44.592 famílias que se enquadram nos requisitos de recebimento.
Grande parte dos beneficiários se localizam no município de Canoas, com 42.572 famílias habilitadas a receber o benefício. Além disso, outras cidades com famílias beneficiárias foram:
Ademais, vale destacar que outras 30.621 famílias ainda estão na fase de análise. Por isso, ainda é possível a inclusão de novos beneficiários nos próximos dias.
Agora, as famílias pré-selecionadas deverão fazer a confirmação de suas informações. Para isso, deverá acessar o site oficial do Auxílio Reconstrução.
Ao entrar no site oficial do programa, clique na opção “Sou Cidadão” e faça o login utilizando a assinatura do Gov.br. Ao entrar na página inicial, aparecerá uma das seguintes situações:
Dessa forma, caso o CPF não tenha sido cadastrado, o responsável familiar deve procurar a prefeitura municipal, portando os seus dados e os dados de todos os membros da família.
Mas em caso do surgimento da mensagem “Aguardando análise”, será necessário aguardar mais um dia para acessar novamente o site. Isso porque já houve o cadastro dos dados, mas o sistema ainda está realizando a sua análise.
Por fim, a mensagem “Habilitado” indica que a família já pode fazer a confirmação dos seus dados. Para isso, deverá seguir os passos:
Mas, caso haja alguma informação incorreta será preciso clicar na opção “As informações não estão certas” e, depois, em “Ciente, cancelar”. Assim, o próximo passo será procurar a prefeitura para informar os dados corretos.
Dessa forma, a prefeitura fará uma nova solicitação e o beneficiário deverá aguardar a aprovação.
Após o envio das informações pelas prefeituras e a confirmação pelas famílias, a última fase será a realização dos pagamentos.
Os repasses ficarão sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Assim, ao receber os dados dos beneficiários, o banco irá analisar em seu cadastro se o responsável familiar já possui conta em seu sistema.
Dessa forma, caso já haja uma conta aberta, ela será utilizada para a realização dos depósitos.
Mas, caso o responsável familiar ainda não seja cliente da Caixa, o banco irá abrir uma conta social digital gratuita e automática para possibilitar o recebimento. Assim, não será preciso abrir nenhum cadastro ou conta no banco.
Os beneficiários poderão acessar a conta social digital por meio do aplicativo Caixa Tem. O app permite o recebimento do benefício e movimentação financeira, como PIX e pagamento de boletos.
Além disso, ainda é possível realizar o saque do saldo sem cartão. Para isso, basta gerar um código de saque no app e se dirigir a um caixa eletrônico ou lotérica para receber o valor.