Auxílio para atletas amadores de baixa renda é aprovado - Notícias Concursos

Auxílio para atletas amadores de baixa renda é aprovado

Comissão aprova projeto que cria auxílio para atletas amadores de baixa renda. Confira informações da Agência Câmara de Notícias!

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 664/21, que cria auxílio permanente para atletas e trabalhadores do esporte não profissionais com renda familiar mensal de até meio salário mínimo per capita ou de até três salários mínimos no total, limitado a dois membros por família, de acordo com informações oficiais da Agência Câmara de Notícias.

Auxílio para atletas amadores de baixa renda é aprovado

Pelo texto, o atleta terá de comprovar inscrição e homologação em cadastros de atividades esportivas existentes em unidades da federação, informa a Agência Câmara de Notícias em sua recente publicação oficial.

O relator, deputado Heitor Freire (União-CE), defendeu a aprovação. “A promoção das práticas esportivas exige empenho contínuo do poder público”, destacou o deputado. “A proposta é oportuna exatamente por contemplar destinatários que não estão cobertos por outras políticas ou legislações esportivas”, disse.

O atleta deve comprovar atuação na área esportiva e não pode possuir emprego formal

De acordo com  a Agência Câmara de Notícias, pelo texto aprovado, para receber o benefício, cujo valor deverá ser definido pelo Poder Executivo, o atleta ou trabalhador do esporte precisará comprovar ter atuado de maneira não profissional na área esportiva nos 24 meses anteriores à data de publicação da futura lei e não ter emprego formal ativo.

O atleta não pode receber outro benefício

Além disso, terá de comprovar inscrição e homologação em cadastros de atividades esportivas existentes em unidades da federação e não poderá ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, exceto o Bolsa Família, segundo informações oficiais.

O projeto se baseia na Lei 14.073/20, que promoveu ações emergenciais no setor do esporte em razão da Covid-19. “A ideia é incentivar toda a cadeia esportiva não profissional”, afirmou a autora, deputada Rose Modesto (União-MS), segundo informações da Agência Câmara de Notícias.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, segundo destaca a Agência Câmara de Notícias, em divulgação realizada na data desta publicação, 13 de dezembro de 2022.

Sobre a Lei Nº 14.073 de 2020

A Lei Nº 14.073, de 14 de outubro de 2020 dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor esportivo a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera as Leis nºs 9.615, de 24 de março de 1998, e 13.756, de 12 de dezembro de 2018, de acordo com informações oficiais da Agência Câmara de Notícias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?