O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 17,5 milhões de pessoas estão recebendo esse benefício neste mês de janeiro. Pelo que se sabe até aqui, todos eles estão pegando agora pelo menos R$ 400. Não é possível receber menos do que isso.
O Ministério da Cidadania informou ainda no início deste mês que cerca de 3 milhões de pessoas entraram no programa agora em janeiro. Por isso, muita gente correu para os apps oficiais do projeto. É que de acordo com o Governo Federal, são por esses meios que os cidadãos conseguem confirmar se eles irão receber o benefício ou não.
Acontece que muita gente se deparou com uma surpresa nada agradável ao fazer a consulta. Eles receberam uma mensagem que dizia: “Não há benefício para esse CPF”. Entre outras coisas, o texto padrão que aparece para esses usuários era: “Não foi encontrado benefício do Auxílio Brasil para o seu CPF. Para mais informações sobre o programa ligue para o telefone 121.
Para quem está esperando para entrar no novo Bolsa Família, essa certamente não é uma mensagem que se gostaria de ler. Mas o que isso significa na prática? De acordo com o Ministério da Cidadania, isso simplesmente quer dizer que você ainda não está na folha de pagamento para entrada no projeto em questão.
Isso pode estar acontecendo por uma variedade de razões. Imagine, por exemplo, que o benefício em questão ainda não foi creditado em seu nome simplesmente porque o sistema ainda não atualizou. Isso está sendo muito comum sobretudo nos casos das pessoas que deixaram para entrar no Cadúnico de última hora.
É preciso ter muito cuidado com a questão do CPF que você está informando na hora dessa consulta. É que aqui só vale inserir os dados da pessoa que é titular dentro do Cadúnico. Todos os outros não servem para este momento.
Para quem não lembra, o Cadúnico exige o registro de todos os membros da família. Mas uma pessoa é a titular da lista. Normalmente esse usuário é uma mulher. Logo, é esse CPF que precisa ser usado na consulta.
Como dito, o sistema do Cadúnico costuma demorar a depender de cada situação. Quem deixou para entrar nessa lista apenas no final do ano passado, pode ter problemas nesse processo de atualização. Em alguns lugares, isso pode demorar mais tempo.
Então para essas pessoas será preciso aguardar mais um tempo para ver se vai ser possível entrar no Auxílio Brasil depois. Para quem recebeu essa mensagem, essa é a única saída neste momento.
A boa notícia para esses cidadãos é que o Auxílio Brasil é um programa fluido. Assim como acontecia no antigo Bolsa Família, todos os meses, eles irão fazer novas entradas e saídas. De modo que as chances de entrar na folha de pagamento segue existindo.
Vale lembrar que para ter direito ao Auxílio Brasil é preciso ter cadastro ativo no Cadúnico. Além disso, é preciso estar em situação de extrema-pobreza. Pessoas em condição de pobreza também recebem desde que morem com uma gestante ou pelo menos um menor de 21 anos de idade.