Não é só o Governo Federal que está pagando uma prorrogação do seu Auxílio Emergencial. Nesta terça-feira (24), a Prefeitura de Manaus começou oficialmente a pagar os meses adicionais do seu benefício estadual. Por lá, mais de 40 mil famílias estão recebendo as parcelas do programa em questão.
Trata-se portanto do Auxílio Manauara, que está atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade. Uma das regras para entrar no programa é morar na capital do Amazonas. Não é necessário fazer parte do Cadúnico. No entanto, a Prefeitura de Manaus pode usar as informações que estão neste cadastro para decidir quem entra e quem não entra no projeto.
De acordo com os dados da Prefeitura, além dessas 40 mil pessoas que recebiam o benefício, o programa ganhou a adição de mais 410 cidadãos nesta prorrogação. Vale lembrar que o projeto está pagando parcelas de R$ 200. O governo municipal pagou seis parcelas inicialmente e agora decidiu prorrogar o texto por mais três meses.
Assim como acontece com o programa do Governo Federal, o Auxílio Manauara está sendo pago diretamente pelo aplicativo Caixa Tem. Isso quer dizer portanto que os usuários não precisam se dirigir até uma agência de banco. Isso porque eles podem fazer a movimentação da quantia em questão através do celular mesmo.
Para receber esse benefício, a Prefeitura de Manaus selecionou pessoas que não tenham emprego formal ativo. Além disso, é preciso ter renda per capita abaixo de R$ 178, o que configura que o indivíduo está em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Quem recebe o Auxílio Emergencial do Governo Federal ou qualquer projeto estadual também não pode acumular o dinheiro dos programas.
O início da prorrogação desse Auxílio em Manaus acontece justamente em um momento em que existe uma pressão sobre prefeitos e governadores. É que cidadãos estão querendo que esses chefes de executivos regionais prorroguem os seus benefícios por mais tempo.
No início deste ano, vários governos locais decidiram pagar versões regionais do Auxílio Emergencial. Só que quase todos eles tinham uma espécie de data de validade. E assim vários estão chegando nos seus últimos pagamentos agora.
Como se sabe que a pandemia do novo coronavírus ainda não chegou ao fim, esses trabalhadores seguem precisando desse ajuda dos governadores. Além de Manaus, outros estados e cidades estão começando a anunciar as suas prorrogações. Alguns governos, no entanto, ainda estão discutindo o que fazer neste momento.
No caso do programa do Governo Federal, o anúncio da prorrogação era esperado e aconteceu oficialmente há algumas semanas. Os pagamentos dos meses adicionais do benefício, aliás, começaram ainda na última semana.
Nesta quarta-feira (24), por exemplo, é a vez dos informais que nasceram em junho pegarem o dinheiro do primeiro ciclo desta prorrogação. Além deles, os usuários do Bolsa Família que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 6 podem fazer portanto a mesma coisa.
De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a versão federal do Auxílio Emergencial está atendendo algo em torno de 37 milhões de brasileiros. São pessoas que estão recebendo esse benefício desde o último mês de abril.