Para quem é beneficiário do BPC, é importante conhecer as mudanças e valores do Auxílio Inclusão, que é pago para quem é assistido pelo programa e consegue um emprego.
Através de uma Portaria, publicada pelo Ministério do Trabalho, mais um grupo foi incluído e poderá receber o Auxílio Inclusão.
Além disso, também houveram algumas mudanças nas regras e, dessa forma, é muito importante se informar a respeito do assunto para evitar problemas no futuro.
Então, não deixe de ler até o final e saiba mais sobre as novas regras, além de dicas de como solicitar o Auxílio Inclusão.
Como vimos anteriormente, o Auxílio Inclusão é um benefício social, pago aos cidadãos que já recebem o BPC/LOAS e conseguem um emprego.
Para ter direito a esse benefício, o cidadão precisa cumprir com algumas regras, como por exemplo, ter uma renda que não ultrapasse o valor de dois salários mínimos, atualmente R$2.424.
Essa proposta do Ministério do Trabalho é para incentivar as pessoas que possuem qualquer tipo de deficiência entrem no mercado de trabalho e, consequentemente, se tornem menos dependentes de órgãos públicos.
Segundo a Portaria, publicada pelo Ministério do Trabalho, qualquer pessoa com deficiência que seja assistido pelo BPC e consiga um emprego, tem direito ao Auxílio Inclusão de R$606 por mês.
O emprego conquistado pode ser como militar, autônomo ou no setor de pequeno produtor rural.
Esse valor é correspondente a metade do valor do Benefício de Prestação Continuada, que paga mensalmente um valor correspondente a um salário mínimo aos beneficiários.
Com as novas regras, os beneficiários que exerçam atividades militares, como militares, bombeiros, PMs e oficiais das Forças Armadas.
Além disso, com as novas regras, pessoas com deficiência que atuam como autônomos e fazem o recolhimento da contribuição com o INSS como Contribuinte Individual.
Para garantir o recebimento dos R$606 é importante conhecer os pré-requisitos:
A solicitação do Auxílio Inclusão pode ser feita de forma simples e rápida, sem precisar sair de casa, através da internet. O pedido é feito pelo portal Meu INSS, no site ou aplicativo.
No site, basta acessar seu navegador e digitar as palavras “Meu INSS”. Já para fazer o pedido pelo app, basta acessar sua loja de aplicativos e baixar o Meu INSS, que está disponível de forma gratuita para dispositivos Android e iOS.
Depois disso, encontre e clique na opção “Novo Pedido” e depois em “Auxílio Inclusão”.
Feito isso, é só preencher o formulário com todos os dados solicitados e enviar para o INSS.
Outra opção é fazer o pedido pelo telefone de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social, o número é o 135.
Caso o beneficiário do BPC consiga um emprego e passe a receber o Auxílio Inclusão, o BPC ficará suspenso.
Ou seja, não é possível receber os dois benefícios de forma simultânea. Contudo, caso o cidadão perca o emprego, não é necessário recorrer novamente ao INSS.
Isso porque, ao encerrar o contrato de trabalho, o Benefício de Prestação Continuada volta a ser pago de forma automática, sem qualquer prejuízo ou fila de espera para o recebimento.
Por fim, se você é beneficiário do Benefício de Prestação Continuada e consegue um emprego, saiba que é possível contar com o Auxílio Inclusão!
Esse é um direito seu, por isso, caso se enquadre nas regras, acesse o site ou aplicativo Meu INSS, ou ligue no telefone 135 e solicite já o seu benefício!
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o famoso Auxílio Inclusão, esperamos que suas dúvidas tenham sido sanadas. Afinal, a informação é uma das coisas mais importantes para que você acesse o que tem direito para buscar o seu benefício.
Muitas pessoas não sabem sobre o Auxílio Inclusão, por isso, que tal compartilhar essa informação com quem ainda está em busca de respostas?