Abril chegou e os beneficiários do CadÚnico podem comemorar, pois o Governo Federal confirmou que haverá o repasse do Auxílio Gás.
O Auxílio Gás é um programa de assistência financeira para as famílias brasileiras de baixa renda. O seu objetivo é custear o pagamento do gás de cozinha.
O benefício é bimestral, ou seja, pago a cada dois meses. Por isso, com o início do mês, os beneficiários cresceram as expectativas com relação aos repasses.
A seguir, confira todos os detalhes sobre o pagamento do Auxílio Gás de abril.
Para receber o Auxílio Gás em abril é necessário se adequar às regras para elegibilidade. Em primeiro lugar, o beneficiário precisa estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais (CadÚnico).
O CadÚnico é a base de dados que o governo utiliza para analisar os dados das famílias de baixa renda e direcioná-las para os benefícios sociais. Assim, esta é a porta de entrada para o Auxílio Gás e outros programas assistenciais.
Além disso, os interessados também devem seguir as regras de renda. Conheça:
Para se inscrever no CadÚnico e participar do Auxílio Gás e outros benefícios do Governo Federal, o responsável familiar deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo.
Durante o atendimento, deverá responder a um questionário socioeconômico para que a base de dados esteja completa com as informações da sua família. Ademais, também será necessário apresentar os seguintes documentos:
Existem alguns motivos que podem fazer com que os beneficiários tenham direito ao Auxílio Gás, mas ainda não recebam o benefício. Em primeiro lugar, está a falta de atualização do CadÚnico.
O responsável familiar deve fazer a atualização do CadÚnico a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança nas informação da família.
Assim, a falta de atualização dos dados pode fazer com que o governo identifique que a família não se enquadra nas regras. É possível fazer a atualização do CadÚnico no CRAS mais próximo da sua residência.
Além disso, outro motivo que pode levar ao não recebimento do benefício é o orçamento da União. Isso porque o orçamento que o governo destina para o Auxílio Gás ainda é limitado e não contempla todas as pessoas que têm direito a receber.
Por isso, existe uma lista de prioridades. Com ela, é possível definir quem vai entrar no programa Auxílio Gás primeiro e receber os pagamentos bimestrais. Veja:
O valor do Auxílio Gás é definido de acordo com o preço médio do botijão de gás dos últimos 6 meses, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O último repasse, que ocorreu em fevereiro desse ano, contemplou os beneficiários com uma parcela de R$ 102.
Assim como no último repasse, o Governo Federa já confirmou que, em abril, o Auxílio Gás vai pagar R$ 102 para os beneficiários do programa.
O Auxílio Gás segue o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família. Este mês, os repasses começam no dia 17, seguindo até o dia 30 de abril.
A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos pagamentos e realiza os depósitos na conta social digital dos inscritos. O acesso aos recursos pode ser feito através da movimentação financeira pelo aplicativo Caixa Tem.
Também é possível fazer o saque nos terminais de autoatendimento, caixas eletrônicos, agências da Caixa, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
A seguir, confira todas as datas dos repasses do Auxílio Gás em abril de 2024: