Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Um dos programas de transferência de renda mais conhecidos do país atende atualmente mais de 5 milhões de brasileiros, de acordo com as informações oficiais.
Mas o que muita gente quer mesmo saber é sobre a liberação do Auxílio-gás nacional neste mês de julho. Afinal de contas, quando as liberações começam? Quem poderá receber o saldo em sua conta? Quais serão os valores propostos pelo governo federal?
Auxílio-gás de julho
A verdade é que os usuários do Auxílio-gás nacional terão que esperar mais um pouco. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, a ideia é liberar o saldo apenas em agosto, ou seja, não há previsão de pagamentos para o mês de julho.
Isso acontece porque o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação foi feita em junho, a próxima deve ocorrer apenas em agosto deste ano, seguindo o que estava previsto no calendário oficial.
De resto, nada muda. A partir de agosto, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o saldo em suas contas. Veja abaixo o calendário atualizado das próximas liberações do Auxílio-gás nacional.
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
Quem pode receber em agosto
Para o próximo mês de agosto, as regras de entrada no Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício social é preciso:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com ao menos uma pessoa que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres vítimas de violência doméstica, e que estão sob medidas protetivas da Justiça, podem ter prioridade no processo de seleção em caso de empate. Esta mesma prioridade é concedida para as pessoas que fazem parte do Bolsa Família do governo federal.
Consultando o Auxílio-gás
Existem várias formar de descobrir se você está entre as pessoas selecionadas para o programa social neste mês de junho. A mais prática delas é através do app do Bolsa Família. Com este aplicativo em mãos, o cidadão pode descobrir se vai receber o saldo, e também a data do seu pagamento.
Uma outra forma de descobrir estas informações é entrando em contato com um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Neste caso, é importante consultar o horário de funcionamento dos Centros na sua cidade, antes de sair de casa, para não perder a viagem.
Bolsa Família segue normalmente
Ao contrário do Auxílio-gás nacional, o Bolsa Família vai ter pagamentos liberados normalmente neste mês de julho, segundo as informações oficiais. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na quinta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na sexta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na segunda-feira (22);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na terça-feira (23);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na quarta-feira (24);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na quinta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na sexta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na segunda-feira (29);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na terça-feira (30);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na quarta-feira (31).