O mês de outubro chegou, e com ele a expectativa do pagamento do Auxílio-Gás para as famílias de baixa renda que dependem desse importante programa do governo federal.
AUXÍLIO-GÁS: confira novidades e informações atualizadas sobre o benefício
Entenda em detalhes o Auxílio-Gás, saiba como funciona o programa, quem pode recebê-lo e as datas de pagamento para outubro.
O que é o Auxílio-Gás?
O Auxílio Gás é um programa do governo federal que tem como principal objetivo auxiliar as famílias de baixa renda na aquisição do botijão de gás de cozinha de 13kg. Desse modo, o valor do benefício é calculado com base na média nacional do preço do botijão, conforme pesquisado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Pagamentos anteriores e expectativas para outubro
Conforme informações oficiais, no mês de agosto, o programa beneficiou mais de 5,6 milhões de famílias, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Na ocasião, o valor pago foi de R$ 108, correspondente ao preço integral médio do botijão de gás de 13kg em todo o país. Entretanto, para este mês de outubro, existe a expectativa de que o valor seja um pouco menor. A confirmação deve ocorrer ainda esta semana.
Calendário de pagamentos
Seguindo as regras estabelecidas para o programa, os pagamentos do Auxílio-Gás ocorrem a cada dois meses. O último pagamento foi feito em agosto, portanto, o próximo está previsto para este mês de outubro.
Contudo, vale destacar que o número de famílias contempladas reduziu consideravelmente de 2022 para este ano, com 5,9 milhões de famílias em dezembro passado, e 5,6 milhões em agosto deste ano. Dessa forma, o cronograma de pagamentos segue a ordem do último número do Número de Identificação Social (NIS), acompanhando o calendário do Bolsa Família.
Requisitos para receber o Auxílio-Gás
Para ser elegível ao Auxílio-Gás, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter uma renda mensal total que não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa, considerando os recursos provenientes de programas sociais.
- Ter na composição familiar um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), independentemente de estar ou não inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
O benefício é destinado especialmente a mulheres vítimas de violência doméstica e a outros grupos mais vulneráveis. A seleção das famílias que receberão o benefício é realizada automaticamente a cada dois meses.
Como realizar a inscrição no Auxílio-Gás?
Para se inscrever no programa, é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a outra unidade de atendimento em seu município. Caso sua inscrição esteja regular, o pagamento será feito por meio do Caixa Tem, facilitando o acesso ao benefício.
Calendário de pagamentos para outubro
Os pagamentos do Auxílio-Gás para o mês de outubro estão programados para ocorrer junto com o calendário do Bolsa Família. Confira as datas de acordo com o último número do NIS:
- NIS final 1: 18 de outubro;
- NIS final 2: 19 de outubro;
- NIS final 3: 20 de outubro;
- NIS final 4: 23 de outubro;
- NIS final 5: 24 de outubro;
- NIS final 6: 25 de outubro;
- NIS final 7: 26 de outubro;
- NIS final 8: 27 de outubro;
- NIS final 9: 30 de outubro;
- NIS final 0: 31 de outubro.
Tenha cuidado com golpes
Certamente, o Auxílio-Gás continua a ser uma importante iniciativa do governo federal para ajudar as famílias de baixa renda a garantir o acesso ao gás de cozinha. De modo geral, é importante que tenha cuidado com diversas modalidades de golpes envolvendo benefícios sociais.
Sendo assim, não transmita dados sensíveis para terceiros e nem clique em links recebidos de fontes duvidosas. Portanto, consulte os canais oficiais do Governo Federal sobre o benefício. Além disso, mantenha o seu CadÚnico atualizado para garantir a elegibilidade dos benefícios sociais vigentes no momento atual.