A Receita Federal já divulgou as novas exigências para realização da declaração do Imposto de Renda. O prazo para enviar o documento foi iniciado no dia 07 de março e seguirá até o dia 29 de abril de 2022.
Segundo as informações, cerca de 34,1 milhões de declarações devem ser entregues a Receita. Vale ressaltar que agora é obrigatório informar o CPF de todos os menores da família. Em alguns casos, será necessário incluir na declaração os valores recebidos do Auxílio Emergencial.
Não necessariamente, somente aqueles que receberam o benefício e em 2021 tiveram rendimentos tributáveis maiores que R$ 28.559,70 devem fazer a declaração do IR. Contudo, a Receita não mais devolverá os valores do auxílio que foram recebidos indevidamente, como aconteceu em 2021.
Neste sentido, a declaração será obrigatória para aqueles que cumprirem os seguintes requisitos:
A declaração do Imposto de Renda pode ser feita de forma bem simples pelo sistema da Receita Federal. O programa está disponível no site para os sistemas Windows, Mac, Linux e Multiplataforma.
Além desse meio, é possível fazer a declaração de forma online pelo app “Meu Imposto de Renda“. Contudo, é necessário ter cautela ao inserir as informações, uma vez que algum erro pode te colocar na malha fina.