Mais um grupo de trabalhadores informais ganhou o direito de sacar o dinheiro da quinta parcela do Auxílio Emergencial nesta sexta-feira (10). De acordo com as informações oficiais, agora é a vez daqueles usuários que nasceram no mês de junho. A quantia em espécie está na conta deles desde as primeiras horas da manhã.
De acordo com as informações da Caixa Econômica Federal, as pessoas deste grupo receberam o dinheiro da quinta parcela ainda no último dia 25 de agosto. Naquele primeiro momento, no entanto, eles só podiam usar a quantia de forma digital através do aplicativo Caixa Tem ou mesmo do Internet Banking.
Era possível realizar uma série de procedimentos com esses dispositivos. Eles podiam, por exemplo, pagar contas em forma de boletos e até fazer algumas compras online e presenciais. Neste segundo caso, no entanto, só era possível fazer os pagamentos em estabelecimentos que aceitavam essa transferência.
De qualquer forma, a partir de agora essas pessoas podem ir até um banco para retirar o dinheiro. Então obviamente eles poderão usar essa quantia da maneira que quiserem. Pelo menos essa é a ideia. Quem não tem muita familiaridade com dispositivos de internet acaba optando por realizar esse tipo de transação.
Vale lembrar que ninguém é obrigado a sacar o montante do Auxílio Emergencial. As pessoas que nasceram em junho e que não quiserem se deslocar até o banco, podem continuar mexendo no dinheiro normalmente. Para isso, só é necessário seguir usando o aplicativo Caixa Tem e o Internet Banking
Muita gente acaba tendo um susto quando chega a data da liberação da quantia e o montante ainda assim não está lá. Infelizmente situações assim são mais comuns do que se pode imaginar. Há vários relatos sobre o assunto nas redes sociais.
Quando isso acontece, a primeira coisa a se fazer é ir até o site oficial da consulta do Auxílio e inserir dados básicos como CPF e data de nascimento. Por lá, o próprio sistema vai indicar se a conta está ativa ou se passou por um bloqueio.
Se o perfil está ativo, é importante entrar em contato com o Ministério da Cidadania ou mesmo com a Caixa Econômica Federal para saber o que aconteceu. Em alguns casos, pode ser apenas um pequeno problema no sistema. Caso a conta esteja bloqueada, aí passa a ser uma situação mais complicada.
De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a Dataprev está reanalisando os perfis dos 37 milhões de brasileiros que estão recebendo o Auxílio Emergencial neste momento. A ideia é justamente encontrar possíveis fraudes e cancelar esses benefícios.
Quando isso acontece, o cidadão vai poder saber o motivo do cancelamento no próprio site da consulta. Se ele não concordar com o argumento, poderá contestar o resultado no mesmo endereço da web. Pela regra, ele tem até 10 dias para fazer isso.
Essa possibilidade de contestação, no entanto, não aparece para todo mundo. Se o botão para contestar não está na sua conta, então outra saída é buscar ajuda em uma Defensoria Pública da região. Por lá, agentes podem ajudar nesse processo de tentativa de retomada do benefício.