A Caixa Econômica Federal ainda realiza os pagamento do auxílio emergencial retroativo. Neste mês tem parcelas confirmadas e o site de consultas da Dataprev segue aberto para que os cidadãos verifiquem o seu direito a parcela retroativa do benefício.
O Governo Federal liberou no início do ano o primeiro pagamento retroativo. Na ocasião, cerca de 823,4 mil cidadãos foram contemplados. Todavia, conforme o Ministério de Cidadania, a expectativa é que mais de 1,2 milhões sejam contemplados. Logo, cerca de 450 mil cidadãos ainda faltam receber os seus valores atrasados.
Primeiramente, para verificar se tem direito ao benefício, o cidadão deve acessar o portal Dataprev. Veja os passos a seguir:
Antes de mais nada, é importante confirmar que pela plataforma também é possível acompanhar todos os detalhes dos pedidos, como resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa.
Portanto, o valor do benefício retroativo varia conforme o mês de aprovação do benefício do programa, entre os meses de abril e agosto de 2020.
Logo, quem recebeu as cinco parcelas recebe R$ 3 mil. Por outro lado, o trabalhador que começou a receber em maio tem direito a R$2.400. Além disso,
As novas parcelas estão sendo concedidas aos homens provedores de família inscritos no CadÚnico até o dia 2 de abril de 2020. Além disso, é preciso ter realizado o cadastro do programa pelas plataformas digitais até o dia 2 de julho de 2020, prazo final para inscrição no Auxílio Emergencial.
Lembrando que os pais do grupo “Extracard” – composto pelos cidadãos que se inscreveram no programa pelos canais digitais – já receberam o benefício em janeiro. Neste sentido, restam ainda receber aqueles que entraram no programa por meio do CadÚnico e Bolsa Família (agora Auxílio Brasil).
Contudo, o Ministério da Cidadania ainda irá analisar a condição de pagamento conforme o perfil do grupo beneficiário. Na prática, a pasta vai verificar: