Direitos do Trabalhador

Auxílio Emergencial no valor de R$ 600 será proposto por Lula; entenda

O texto da proposta deve ser apresentado por meio de uma PEC.

Diante o atual cenário de crise sanitária e econômica, somando a alta taxa de desemprego e impactos previdenciários, muitos cidadãos têm discutido sobre os valores do atual auxílio emergencial.

Devido a isso, o senador do Partido dos Trabalhadores deve propor o retorno do benefício no valor de R$ 600. O texto da proposta deve ser apresentado por meio de uma PEC.

A medida deve contribuir para ajudar muitas famílias em situação de extrema pobreza, além de manter em movimento a economia do país, segundo Carvalho. Isso pode ocorrer, pois em 2020, quando o valor do benefício seguia essa condição, percebeu-se o impacto socioeconômico.

“Esse fenômeno já foi observado no ano passado, com mais brasileiros tendo acesso a alimentos e uma série de outros produtos, que vão de itens de limpeza a material de construção”, afirma o senador.

No mais, as informações apontam que a proposta deve ser defendida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ressalta a importância da adesão da medida, visto que o debate está em alta. Neste sentido, considera-se o dito do Auxílio Emergencial como uma estratégia da campanha de reeleição de Lula.

Contudo, caso a PEC seja aprova, deve entrar em vigor a partir do mês de junho deste ano.

Caixa confirma 3 pagamentos nesta semana

Caixa Econômica Federal vai liberar mais três saques do auxílio emergencial nesta semana. Portanto, além dos nascidos em janeiro e fevereiro, os beneficiários de abril, maio e junho terão acesso ao benefício em espécie.

Nesta quarta-feira (5) também tem direito ao saque os nascidos em abril. Na quinta-feira (6) será a vez dos nascidos em maio e, por fim, na sexta-feira (7) terão os saques e transferências liberados os nascidos em junho.

Vale lembrar que o Governo Federal e Caixa fizeram a antecipação desses pagamentos. Anteriormente, os beneficiários desses grupos só iriam poder sacar o benefício a partir do dia 12 de maio.

Com essa antecipação, torna-se possível que todos contemplados, nascidos nos 12 meses do ano, recebam em espécie a primeira parcela do auxílio até o dia 17 de maio. No antigo calendário de pagamentos, a data estava para o dia 4 de junho.

Por fim, segundo informações, há uma possibilidade das próximas parcelas também serem antecipadas. De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, a antecipação surge da alta frequência em que os beneficiários estão movimentando o auxílio na conta poupança social digital por meio do aplicativo, Caixa Tem.

Calendário de saque do auxílio emergencial

Calendário de saque do mês da 1ª parcela
Nascidos em: Agora Antes
Janeiro 30 de abril 4 de maio
Fevereiro 03 de maio 6 de maio
Março 04 de maio 10 de maio
Abril 05 de maio 12 de maio
Maio 06 de maio 14 de maio
Junho 07 de maio 18 de maio
Julho 10 de maio 20 de maio
Agosto 11 de maio 21 de maio
Setembro 12 de maio 25 de maio
Outubro 13 de maio 27 de maio
Novembro 14 de maio 1º de junho
Dezembro 17 de maio 4 de junho

Veja também: Auxílio emergencial deve ser trocado; Confira!