“O dinheiro está no extrato, mas quando vou sacar, vejo que não tem nada lá. Como faço para provar que não recebi?”. O relato da internauta que se identificou apenas como Vanessa, no Twitter, não é isolado. Em sua postagem, várias pessoas curtiram o seu comentário e disseram que estavam passando por essa situação.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, casos assim não são normais. O ideal a se fazer diante dessa situação é entrar em contato com o banco através dos seus canais oficiais. Para isso, há a opção de ligar para o número 111. Outra possibilidade é entrar no site oficial da instituição e procurar pela central de atendimento ao cidadão.
Analistas afirmam que se o dinheiro está sendo exibido no extrato e não está na conta na hora do saque, há algo de errado com o repasse da Caixa Econômica. Por isso, é importante entrar em contato com o banco para saber o que aconteceu de fato. O ideal é fazer isso o quanto antes, para tentar resolver esse problema o mais rapidamente possível.
Analistas dizem ainda que é importante olhar o site oficial da consulta ao Auxílio Emergencial para saber como está a situação do perfil. Por lá, basta inserir alguns dados pessoais como nome completo, número do cpf, data de nascimento e nome completo da mãe. Pronto. Isso é suficiente para saber como anda a situação da conta.
Em caso de bloqueio, o cidadão tem até 10 dias para fazer a contestação. Mesmo que isso não sirva para todo mundo, essa é a regra geral. De qualquer forma, se a conta está ativa e mesmo assim o dinheiro não caiu, passa a ser mais urgente ainda o contato com a Caixa Econômica Federal. Afinal, há um problema nesta situação.
Não faltam reclamações sobre situações envolvendo os pagamentos do Auxílio Emergencial. Boa parte dessas críticas possuem relação com o Caixa Tem. Esse é o aplicativo que permite portanto a movimentação do dinheiro do programa.
Neste momento, várias pessoas afirmam que não estão conseguindo abrir a aplicação. Com isso, elas também não conseguem movimentar o Auxílio Emergencial. Também há relatos de que o dinheiro estaria sumindo da conta do Caixa Tem.
De acordo com as informações oficiais, quem está passando por problemas no app também pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal. Há também a possibilidade de movimentar a quantia do benefício através do sistema Internet Banking.
O Governo começou os pagamentos do Auxílio Emergencial ainda no passado. O objetivo inicial era que os repasses chegassem sobretudo nas pessoas que estavam passando por dificuldades diante da pandemia do novo coronavírus.
Como o período pandêmico ainda não chegou ao fim, o Governo Federal achou por melhor retomar os pagamentos do programa ainda no último mês de abril. E mais recentemente, eles optaram pro prorrogar o benefício por mais três meses.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o Auxílio Emergencial está a dois pagamentos do fim. Faltam apenas portanto as liberações dos meses de setembro e outubro. Logo depois, o programa deverá dar lugar ao novo Bolsa Família.