O Auxílio Emergencial no valor de R$600 começou a ser pago durante o início da pandemia da Covid-19, ainda no primeiro trimestre de 2020. Na ocasião, o benefício precisou ser pago porque muitos brasileiros ficaram desamparados financeiramente, sobretudo por conta do fechamento do comércio em geral, além de outras atividades consideradas não essenciais.
A princípio, conforme dados oficiais, o auxílio emergencial, instituído para ajudar os cidadãos que perderam suas rendas durante a pandemia, realizou o pagamento para mais 60 milhões de brasileiros. O que se sabe é que uma grande parte desses cidadãos efetuou o saque dos valores desse benefício, mas uma boa parcela dos cidadãos não resgatou os valores na época.
Dessa forma, muitos brasileiros ainda questionam se ainda é possível acessar o auxílio emergencial. Para confirmar a resposta, o beneficiário deve entrar no portal da Dataprev e fazer uma consulta para verificar qual a sua situação.
De antemão, é importante destacar que na maior parte dos casos, o saque do auxílio emergencial não está mais previsto. Isso porque, de acordo com regras do benefício, os valores pagos expiram 120 dias depois que o depósito foi realizado pela Caixa Econômica Federal e retornam para União.
Como consultar o auxílio emergencial?
Seja como for, é importante destacar que a consulta do Auxílio Emergencial no portal Dataprev somente com o uso do CPF não será mais possível. Acontece que agora o sistema conta com novas regras.
Anteriormente, o cidadão poderia consultar somente com CPF, data de nascimento, nome completo e nome da mãe. Contudo, agora é preciso ter uma conta Gov.Br, realizar o login e só depois consultar o benefício.
O site da Dataprev 2022, contudo, segue disponível para consulta do Auxílio Emergencial. Mas conforme informado, a criação de uma conta Gov.Br é obrigatória.
- Acesse o portal de Consulta do benefício
- Clique no botão “Entrar com Gov.br”
- Em seguida, preencha o seu Cadastro de Pessoas Físicas – CPF
- Preencha sua senha da conta Gov.br
- Caso seja o seu primeiro acesso na plataforma, será necessário realizar a “autorização de uso de dados pessoais”, basta clicar em “Autorizar“
- Finalizado. Você estará no painel de consulta do benefício de 2022
Caso prefira, a consulta também pode ser feita por telefone, através do número 111, da Caixa Econômica Federal (CEF).
Por fim, cabe salientar que o acesso ao Portal de Consulta ao Auxílio Emergencial 2022 pode ser realizado clicando aqui.
Auxílio Emergencial
Em síntese, é importante destacar que o Auxílio Emergencial foi pago para aproximadamente 70 milhões de cidadãos. Pelo menos essa é a projeção do Governo Federal. De acordo com o Palácio do Planalto, esse é o número de pessoas que de alguma forma usaram o dinheiro do benefício até este presente momento.
Contudo, é considerável destacar que esta conta do Governo leva em consideração não só as pessoas que receberam o dinheiro do projeto até aqui. Eles também colocam nesta equação as famílias destes brasileiros. Isso porque eles consideram que esses cidadãos que moram com os beneficiários também usaram a quantia.