No próximo sábado (13) a Caixa Econômica Federal vai abrir 680 agências para atender aos beneficiários do Auxílio Emergencial, das 8h às 12h.
As agências não abriram na última quinta-feira (11) em razão ao feriado nacional. No entanto, o banco voltou a funcionar nesta sexta-feira. Hoje (12), a Caixa libera o saque do recurso para 2,5 milhões de pessoas que nasceram no mês de novembro.
A Caixa reforça aos beneficiários que não há necessidade de madrugar em filas. Todos os beneficiários vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua até o último cliente. O banco fechou parceria com aproximadamente 1.280 prefeituras em todo o país para reforçar a organização das filas e manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.
Amanhã (13), o saque será dos nascidos em dezembro, que poderão sacar o recurso nas máquinas de autoatendimento ou nas unidades lotéricas. Para sacar, é necessário gerar um código autorizador (token) no aplicativo Caixa Tem. Caso os beneficiários tenham dificuldade para gerar o código, esse serviço poderá ser realizado nas agências da Caixa.
Ainda, no sábado, a Caixa encerra a liberação das transferências e saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositada em poupanças sociais digitais do banco. Dessa forma, o banco conclui o cronograma de pagamentos.
De acordo com a Caixa, para aquele que não sacou o valor no período, o crédito continua disponível nas contas indicadas e o saque poderá ser feito, independente do dia de nascimento.
Calendário da terceira parcela
A terceira parcela do auxílio emergencial já tem data para começar. O que se sabe até agora, 12 de junho, é que o benefício será liberado inicialmente para os beneficiários do Bolsa Família, conforme o final do NIS (Número de Identificação Social). Os benefícios serão liberados a partir da próxima quarta-feira, 17 de junho.
Os beneficiários poderão sacar o dinheiro em espécie nas agências da Caixa Econômica Federal, rede de lotéricas e correspondentes bancários.
Os trabalhadores informais terão primeiro o valor creditado em conta poupança digital, sendo escalonada por mês de aniversário do beneficiário. Para retirar o valor em espécie, eles terão que esperar 10 dias a partir do depósito.
A expectativa era que o cronograma completo do pagamento da terceira parcela fosse divulgado na última quarta-feira (10). No entanto, os detalhes somente deverão ser definidos neste fim de semana. O cronograma constará de uma portaria do Ministério das Cidades, que será publicada no Diário Oficial da União, como ocorreu no pagamento da segunda parcela.
O pagamento será dividido entre três cronogramas: um destinado ao pagamento dos beneficiários do Bolsa Família, outro com as datas do crédito em conta digital para os informais e o último, com a autorização do saque dos recursos em espécie ou transferência para outras contas na Caixa ou em outros bancos, de acordo com o mês de aniversário. Neste caso, o cronograma deve se estender até julho.