Auxílio emergencial: Beneficiários poderão ter acesso ao empréstimo fácil da Caixa
A partir de 2021, a Caixa Econômica Federal (CEF) deve disponibilizar empréstimo para os beneficiários do auxílio emergencial. Quando o benefício começou a ser pago, milhões de contas poupanças sociais digitais foram abertas pelo banco. Essas contas foram abertas em nome dos brasileiros considerados até então “invisíveis” pelo governo. Por isso, ao tomar conhecimento desse público, a Caixa vislumbrou abrir microcrédito para o grupo.
Foram abertas cerca de 33 milhões de contas digitais durante a pandemia do novo coronavírus. Muitas dessas pessoas não tinham acesso a uma conta digital até então. “O microcrédito era um projeto sobre o qual estávamos debruçados já antes da pandemia. Mas a discussão que tínhamos internamente era de que não seria economicamente possível e rentável realizar operações de empréstimo de R$ 100 ou R$ 200 utilizando nossa base de agências, nem os lotéricos”, explicou Pedro Guimarães, presidente da Caixa.
“A única maneira era via um aplicativo, o que acabamos desenvolvendo agora. Então a questão da solução via contas digitais acelerou em anos o projeto principal que tínhamos na Caixa”, continuou Guimarães.
O microcrédito deve ser lançado assim que os pagamentos do auxílio emergencial chegarem ao fim. As contas digitais que foram abertas para o programa serão mantidas. A opção deve ficar disponível ainda no primeiro trimestre de 2021.