O pagamento referente ao auxílio emergencial 2021 foi iniciado em 6 de abril. Sendo assim, o pagamento referente à primeira parcela já foi concluído. Conforme informações do Ministério da Cidadania, o governo federal iniciará o pagamento da segunda parcela referente ao auxílio emergencial no dia 16 de Maio.
No entanto, os pagamentos seguirão um cronograma oficial que se refere ao alinhamento entre a data de nascimento do beneficiário e a data de pagamento do auxílio emergencial 2021, tal como ocorre com outros programas do governo.
Por exemplo, o beneficiário que nasceu dentro do mês de janeiro, receberá o auxílio emergencial 2021 no dia 16 de Maio. Sendo assim, consequentemente os próximos pagamentos serão referentes aos nascidos em fevereiro, dia 19 de Maio etc. E assim segue o calendário oficial, obviamente até o mês de dezembro.
Os pagamentos referentes ao auxílio emergencial 2021 são feitos conforme o calendário, porém, são disponibilizados em datas diferentes.
Sendo assim, a primeira data se refere a disponibilidade do valor para utilização na modalidade online, ou seja, a primeira data do pagamento do auxílio emergencial 2021 se refere à utilização para pagamento de contas e boletos dentro do aplicativo Caixa Tem.
Bem como, possibilita a utilização do cartão de débito e ainda transferências via PIX. Por conseguinte, a segunda data se refere a disponibilidade do valor para saques e transferências.
Conforme informações da Caixa Econômica Federal, o valor do benefício auxílio emergencial 2021 foi disponibilizado da seguinte forma:
Nascidos em: | Disponibilidade online/digital | Data para saques do auxílio emergencial 2021 |
Janeiro | 16 de maio | 8 de junho |
Fevereiro | 19 de maio | 10 de junho |
Março | 23 de maio | 15 de junho |
Abril | 26 de maio | 17 de junho |
Maio | 28 de maio | 18 de junho |
Junho | 30 de maio | 22 de junho |
Julho | 2 de junho | 24 de junho |
Agosto | 6 de junho | 29 de junho |
Setembro | 9 de junho | 1 de julho |
Outubro | 11 de junho | 2 de julho |
Novembro | 13 de junho | 5 de julho |
Dezembro | 16 de junho | 8 de julho |
O Ministério da Cidadania disponibiliza alguns canais para atendimento ao cidadão em seu site oficial. Por meio da Central de Relacionamento você pode solicitar informações e esclarecer suas dúvidas sobre as ações, programas e sistemas, além do auxílio emergencial 2021.
Telefone 121 é um serviço gratuito, atende chamadas de telefones fixos e celulares. Horário de atendimento:
das 07h às 19h de segunda a sexta-feira e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais, durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família.
Formulário eletrônico para registrar sua manifestação e consulta online, caso você já tenha registrado uma manifestação nessa Central de Relacionamento. O Chat é exclusivo para o atendimento de técnicos e gestores municipais das políticas sociais coordenadas pelo Ministério da Cidadania. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira de 08h as 18h.