O Auxílio Emergencial 2021 é um benefício voltado às pessoas que receberam o auxílio emergencial e/ou o auxílio emergencial extensão.
Sendo assim, o auxílio emergencial 2021 é uma continuidade do programa para as pessoas que atenderam aos critérios em 2020. O objetivo desse auxílio é fornecer proteção emergencial no período referente a pandemia causada pelo coronavírus.
A Caixa Econômica Federal é o agente pagador do auxílio emergencial 2021. Sendo assim, a Caixa repassa valores referentes aos recursos do governo federal intermediados pelo Ministério da Cidadania.
O Auxílio emergencial 2021 é direito de todas as pessoas que se enquadravam nos quesitos do benefício em 2020. No entanto, é importante ressaltar que caso a situação financeira da pessoa tenha mudado, ela pode não ser mais elegível ao benefício, ainda que o tenha recebido em 2020.
Não são elegíveis ao auxílio emergencial 2021 pessoas nas seguintes situações:
É o Dataprev quem seleciona as pessoas elegíveis ao auxílio emergencial 2021. No entanto, essa seleção é validada pelo Ministério da Cidadania. Você pode consultar seu benefício direto no site oficial.
Portanto, não é necessário que o beneficiário realize o seu cadastro, uma vez que a seleção tem como base os beneficiários do auxílio emergencial e auxílio emergencial extensão.
A valor do benefício varia de acordo com a composição da família:
Serão disponibilizadas até quatro parcelas, desde que a família continue atendendo aos critérios de seleção do Auxílio, conforme informações oficiais do site da Caixa Econômica Federal.