Os cadastrados no auxílio emergencial de R$ 600 que mudaram o número de telefone e desejam alterá-lo no cadastro ainda podem fazê-lo. Anteriormente feito pelo aplicativo Caixa Tem, agora a mudança deve ser feita em uma agência da Caixa.
Para alterar o número de telefone no cadastro da poupança social digital, o beneficiário pode comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Isso é necessário para que as informações sejam validadas, além da identidade do beneficiário ser comprovada.
Até então, mudança não apenas do número de telefone, como de outros dados, como senha e e-mail, podiam ser feitos pelo aplicativo Caixa Tem. Essas mudanças podiam ser feitas nas opções de “Problemas com o Cadastro” e “Redefinição de Senha”. A mudança ocorreu porque fazer as alterações pelo aplicativo facilitava golpes e roubos de contas.
A Caixa decidiu alterar a forma de mudança de número de telefone como uma medida de segurança. Pessoalmente, antes de fazer qualquer alteração no cadastro, o beneficiário deve comprovar sua identidade para tal. Apesar da prática poder estimular aglomeração em filas nas agências, o banco acredita que a medida de segurança é a melhor a ser feita.
Beneficiários que acreditam ter sido vítimas de golpe devem se dirigir até uma agência para formalizar a contestação. Não é necessário registrar Boletim de Ocorrência (B.O.). A Caixa fará a comunicação com entidades que investigarão o caso.
O projeto altera uma lei de 1993, que trata da organização da assistência social no país. De acordo com o texto, durante o período de três meses será concedido auxílio emergencial de R$ 600 ao trabalhador que cumpra, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos:
O auxílio vai ser cortado caso aconteça o descumprimento dos requisitos acima. O texto também deixa claro que o trabalhador deve exercer atividade na condição de:
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