Ninguém precisa sair de casa para saber se receberá ou não os valores do Auxílio Brasil neste mês de abril. Basta uma conexão com internet e um dispositivo móvel para realizar a consulta. O processo todo não dura mais do que cinco minutos. O cidadão precisa ter em mãos os seus documentos pessoais.
Segundo informações do Ministério da Cidadania, a forma mais segura e eficaz de conseguir verificar a informação é abrindo o app do próprio Auxílio Brasil. O dispositivo está disponível para download nas principais lojas de aplicativos, tanto de celulares Android como também do sistema iOS.
Caso o cidadão tenha o antigo aplicativo do Bolsa Família instalado no celular, então a situação é ainda mais simples. Basta abrir a loja de aplicativos do celular, pesquisar pelo nome do programa e confirmar a atualização. Pronto! Dentro de alguns minutos, o app já estará instalado no celular.
No aplicativo, o cidadão precisará inserir os seus dados pessoais básicos para conseguir entrar na conta. Em seu perfil, ele conseguirá consultar todos os lançamentos dos seus benefícios. É justamente neste local que o Governo Federal apontará quais são os programas que o cidadão poderá receber.
Certifique-se de baixar o aplicativo correto do Auxílio Brasil. Ele está disponível nas lojas de aplicativos e é desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. A aplicação oficial conta com um número notadamente maior de downloads do que as versões que não são originais. Baixe apenas o exemplar do Governo.
Oficialmente, o calendário do projeto aponta que os pagamentos da sexta rodada do Auxílio Brasil estão começando a ser realizados nesta quinta-feira (14). Ele também mostra que haverá uma paralisação nesta sexta-feira (15).
Isso porque o Governo Federal não faz pagamentos do Auxílio Brasil em dias de feriado. Dessa forma, os repasses do programa deverão retornar apenas a partir da próxima semana para as pessoas que possuem o NIS final 2.
Não. O Ministério da Cidadania explica que não é preciso realizar nenhum tipo de solicitação para receber os valores do Auxílio Brasil. Eles analisam apenas os dados existentes em bancos de dados prévios.
O principal deles é o Cadúnico. As informações que estão dispostas na lista serão decisivas para que o Governo Federal consiga decidir quem são as pessoas que podem fazer parte do Auxílio Brasil.
Embora exista uma discussão em torno de um possível aumento nos valores do Auxílio Brasil, o fato é que para este mês de abril não há nenhum tipo de mudança nas regras gerais. Assim, seguem valendo as mesmas normas.
Segundo o Ministério da Cidadania, todos os usuários do Auxílio Brasil devem seguir com os recebimentos mínimos de R$ 400. O patamar pode ser maior do que esse para algumas pessoas, mas em hipótese alguma pode ser menor do que o piso estabelecido.