Nesta semana, o Governo Federal está seguindo com os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio Brasil. Segundo informações oficiais, existem ainda dois repasses oficialmente programados. Nesta quinta-feira (15), é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4 e na sexta-feira (16) será a vez dos usuários que possuem o NIS final 5.
Oficialmente, estes são os únicos dois pagamentos que acontecem ainda esta semana. Contudo, o Ministério da Cidadania também deverá antecipar as liberações do grupo de usuários que possuem o NIS final 6. Pelo calendário, eles poderiam movimentar a quantia apenas a partir da segunda-feira (19), mas poderão usar o dinheiro já a partir do sábado (17).
Este sistema de antecipação das datas de pagamentos do Auxílio se iniciou no último mês de setembro deste ano. O Governo Federal decidiu que todos os grupos de usuários que recebem o saldo do programa na segunda-feira, poderão receber o montante no sábado imediatamente anterior. Os grupos que recebem em outras datas não terão nenhum tipo de alteração.
De todo modo, é importante lembrar que neste mês de dezembro, os pagamentos do Auxílio Brasil acontecem nos 10 últimos dias úteis antes do natal. Na prática, isto significa que todos os usuários poderão receber o montante antes das festas de final de ano. A expectativa é de que a última liberação aconteça já no dia 23 de dezembro.
Este é um sistema usado desde os pagamentos do antigo Bolsa Família. Em condições normais, o programa é pago sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês, mas em dezembro o benefício paga a ser pago sempre nos 10 últimos dias úteis antes do natal.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio Brasil para este mês de dezembro. Note que as liberações acontecem sempre em dias úteis, respeitando o final do Número de Identificação Social (NIS) do programa.
12 de dezembro: Usuários com NIS final 1
13 de dezembro: Usuários com NIS final 2
14 de dezembro: Usuários com NIS final 3
15 de dezembro: Usuários com NIS final 4 (Recebem hoje)
16 de dezembro: Usuários com NIS final 5
19 de dezembro: Usuários com NIS final 6 (Pagamento antecipado para o sábado, 17)
20 de dezembro: Usuários com NIS final 7
21 de dezembro: Usuários com NIS final 8
22 de dezembro: Usuários com NIS final 9
23 de dezembro: Usuários com NIS final 0
Nesta semana, o Ministério da Cidadania divulgou o detalhamento dos números do Auxílio Brasil para o mês de dezembro. Segundo a pasta, mais de 21,6 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do projeto. São cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Depois de um hiato de quase seis meses, o Ministério voltou a registrar a existência de uma fila de espera. Estima-se que mais de 160 mil pessoas que cumprem todas as regras de entrada do Auxílio Brasil ainda não tenham conseguido entrar no benefício social de fato.
O plano do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é manter os pagamentos do Auxílio Brasil na casa dos R$ 600, assim como já acontece hoje. Para tanto, ele precisará contar com o apoio do Congresso Nacional.
A PEC da Transição é o texto que libera R$ 145 bilhões dentro do teto de gastos públicos para bancar o programa social em 2023. Este documento já passou pelo crivo do Senado Federal, e agora precisa do apoio de 3/5 da Câmara dos Deputados para ser aprovado de fato.