O Governo Federal já iniciou o processo de pagamento da sexta rodada do Auxílio Brasil. Entretanto, nesta quinta-feira (21), as liberações passarão por uma interrupção por conta do Feriado de Tiradentes. A paralisação já estava prevista no calendário.
Isso quer dizer, portanto, que não haverá nenhum tipo de mudança nas datas que já estavam definidas pelo Governo Federal anteriormente. No momento da divulgação do calendário do programa, membros do Palácio do Planalto já sabiam que não iriam realizar pagamentos do benefício nas datas em questão neste momento.
Nesta quarta-feira (20), os repasses do projeto aconteceram para pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 4. De acordo com a Caixa Econômica Federal, os pagamentos do benefício estão sendo realizados desde as primeiras horas da manhã.
O processo de pagamento da sexta rodada de liberação do Auxílio Brasil deverá ser retomado apenas na sexta-feira (22). Segundo informações do próprio calendário oficial, na sexta os repasses serão feitos para os cidadãos que possuem o NIS final 5. Nos dias seguintes, os demais grupos passam a pegar a quantia.
Vale lembrar que independente do número final do NIS, o fato é que todos os usuários do Auxílio Brasil têm a possibilidade de movimentar a quantia do benefício através dos meios digitais, como o Caixa Tem, por exemplo. Além disso, também há a opção de mexer na quantia através de saques em caixas eletrônicos.
O texto oficial do Auxílio Brasil afirma que os pagamentos do benefício devem sempre acontecer apenas nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Portanto, devem sempre ser descontados os finais de semana e os feriados.
Para este mês de abril, o país registrará dois feriados de cunho nacional. Um deles é a sexta-feira de Páscoa e o outro é o dia de Tiradentes. Nos dois casos, não existirão pagamentos do benefício.
De toda forma, todos os usuários do programa deverão receber o dinheiro do benefício até o final deste mês. O Ministério da Cidadania, aliás, garante que nenhum cidadão receberá menos do que R$ 400 por mês.
O Governo Federal iniciou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro do ano passado. Na ocasião, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que poderiam receber o dinheiro do programa.
O sistema começou a mudar a partir deste ano. Segundo informações do próprio Ministério da Cidadania, pouco mais de 3,5 milhões de brasileiros entraram no benefício desde o último mês de janeiro de 2022.
Não existe nenhum tipo de inscrição direta para o recebimento do Auxílio Brasil. O Ministério da Cidadania explica que o cidadão precisa apenas atentar para o processo de atualização do Cadúnico. O Governo analisa os dados da lista para decidir quem pode entrar no benefício automaticamente.