Estamos às vésperas dos pagamentos turbinados do Auxílio Brasil e as dúvidas em torno do tema seguem vivas ainda neste momento. Na semana passada, o Governo Federal começou a enviar os cartões oficiais do programa em questão. Isso por si só gerou uma série de questionamentos dos usuários.
Uma das principais dúvidas que circulam pelas redes sociais é a questão da validade do cartão. Afinal de contas, as pessoas que já possuem o dispositivo do antigo Bolsa Família irão ganhar um novo? O antigo vai perder a validade? Como é possível fazer a solicitação de um? O Ministério da Cidadania respondeu todas essas perguntas.
Em primeiro lugar, é importante dizer que o antigo cartão do Bolsa Família não perdeu e nem vai perder a validade. Ele segue funcionando normalmente. Tudo o que ele fazia no programa antigo, ele vai poder fazer no projeto novo. Para as pessoas que o tem, o recado é: não jogue fora. Ele segue valendo do mesmo jeito.
Nesse sentido, vale dizer que os indivíduos que já possuem o cartão do Bolsa Família não precisam fazer a troca para o dispositivo do Auxílio Brasil. Isso porque se sabe que a função dos dois é exatamente a mesma. Só quem vai receber o objeto novo é o pessoal que não tinha o antigo. É o que se sabe.
Mesmo os cidadãos que não têm nenhum cartão não precisarão fazer nenhum tipo de solicitação do objeto. De acordo com informações do próprio Governo Federal, o dispositivo vai ser enviado de maneira automática para todas as pessoas que entrarem no benefício. Então é só aguardar pela chegada.
De acordo com o Ministério da Cidadania, eles estão enviando duas cartas para os cidadãos neste momento. Uma contém informações básicas sobre os pagamentos do Auxílio Brasil. A outra é justamente o cartão de acesso.
Se você ainda não recebeu esses documentos, não se preocupe. De acordo com o próprio Governo Federal, a tendência é que mais pessoas consigam receber essas correspondências nos próximos dias.
Vale lembrar também que os pagamentos do Auxílio Brasil permitem vários tipos de movimentação do dinheiro. Com o cartão, seja ele do Bolsa Família ou esse mais recente, é possível fazer o saque em espécie.
Mas quem não quer ir até uma agência, pode movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil de outras formas. Dá, por exemplo, para pagar boletos ou fazer transferência através do aplicativo oficial do Caixa Tem.
Recentemente, o Governo Federal divulgou o calendário do Auxílio Brasil para este ano de 2022. Agora já dá para confirmar que o primeiro repasse do ano vai acontecer no próximo dia 18 para aqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.
Vai seguir valendo a ideia de se pagar o benefício sempre nos 10 últimos dias úteis de cada um dos meses do ano. A divisão por grupos segue valendo a máxima de que se observa o algarismo final do NIS de cada um.