O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, cerca de 18 milhões de pessoas estão pegando esse dinheiro neste momento. Nesta quarta-feira (16) é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 3.
E aí fica a dúvida. Afinal de contas, quanto tempo o cidadão tem para movimentar o dinheiro? De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, as pessoas possuem 120 dias para fazer essa movimentação. Até lá, o Governo Federal não vai poder pegar essa quantia de volta, segundo a regra.
Isso tudo significa dizer que existe, sim, um prazo para retirar esse dinheiro do Auxílio Brasil. É verdadeira a história de que o Governo Federal poderá pegar essa quantia de volta. Mas, calma, isso não acontece de uma só vez. Você não precisa correr para o banco no dia da liberação da quantia no calendário do programa em questão.
Essa é uma boa dica até porque sabemos que a pandemia do coronavírus ainda não chegou ao fim. O número de pessoas que estão se infectando com a doença ainda se encontra em numeros elevados. Então deixar para ir pegar esse dinheiro em um momento com menos aglomeração pode ser uma dica valiosa neste momento.
A grande questão aqui é que para a grande maioria dos usuários esse montante tem caráter emergencial. Então não dá mesmo para esperar um dia ou dois para sacar esse montante. Como nem a fome e nem as contas costumam esperar, boa parte dos cidadãos precisam correr para pegar essa quantia o quanto antes.
Um ponto importante em toda essa história é entender que situações como essas não são nada comuns. Como dito, a grande maioria das pessoas correm para movimentar o dinheiro assim que ele é de fato liberado pelo Governo Federal.
Acontece, no entanto, que existem casos em que os cidadãos não sabem que estão no programa. Isso ocorre porque ninguém precisou fazer inscrição para entrar no projeto. Tudo foi feito de forma automática pelo Governo Federal.
Desse modo, é provável que esses cidadãos nem saibam que têm direito ao dinheiro. Neste caso, essas pessoas nem chegam a olhar para as suas contas e aplicativos. Diante desta situação, a chance de perder o benefício depois dos 120 dias sem movimentação é maior.
O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. O programa em questão veio para substituir o antigo Bolsa Família. Embora se sabe que no primeiro momento, muita coisa seguiu igual nos dois benefícios.
As principais mudanças aconteceram mesmo a partir de janeiro deste ano. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos pagamentos, cerca de 3,5 milhões de brasileiros entraram no projeto desde o início deste ano.
Em fevereiro, o mesmo Ministério aponta que o programa está chegando na casa de cerca de 18 milhões de pessoas. Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o Governo está conseguindo zerar a fila de espera para o projeto.