Neste sábado (15), não há previsão de pagamentos para o programa Auxílio Brasil. Segundo informações oficiais, o Governo Federal não realiza liberações do benefício em dias úteis. Oficialmente, os depósitos do projeto começaram a ser feitos no último dia 11 de outubro e devem seguir até o próximo dia 25.
Segundo o Ministério da Cidadania, mesmo que os pagamentos do benefício não sejam feitos neste final de semana, os usuários que fazem parte do projeto e que já receberam a quantia em dias anteriores, poderão seguir movimentando o dinheiro mesmo em dias que não são úteis.
Usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) finais 1,2 e 3 já receberam os seus saldos referentes ao mês de outubro. Neste final de semana, eles podem movimentar o dinheiro do benefício através do app do Caixa Tem. Pelo aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saque.
Os demais grupos de usuários do Auxílio Brasil começam a receber o benefício apenas a partir da segunda-feira (17). Em tese, as regras de movimentação são as mesmas para todos os grupos. O sistema de pagamentos apenas divide as pessoas para que elas recebam o saldo em dias diferentes. Veja no calendário abaixo:
11 de outubro: Usuários com NIS final 1
13 de outubro: Usuários com NIS final 2
14 de outubro: Usuários com NIS final 3
17 de outubro: Usuários com NIS final 4
18 de outubro: Usuários com NIS final 5
19 de outubro: Usuários com NIS final 6
20 de outubro: Usuários com NIS final 7
21 de outubro: Usuários com NIS final 8
24 de outubro: Usuários com NIS final 9
25 de outubro: Usuários com NIS final 0
O calendário
Para este mês de outubro, a projeção inicial do Governo Federal era começar os pagamentos do Auxílio no dia 18. Contudo, o Ministério da Cidadania decidiu antecipar os repasses para o dia 11.
A pasta indica que a antecipação tem relação direta com a necessidade dos indivíduos de pagarem as contas. Na visão do Governo Federal, a maioria das pessoas recebe as despesas no início de cada mês.
Esta não é a primeira vez que o Governo decide antecipar os calendário do Auxílio Brasil. No último mês de agosto, as liberações aconteceram ainda no primeiro trimestre.
Auxílio Brasil
Dados do Ministério da Cidadania apontam que mais de 21 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento do Auxílio Brasil neste mês de outubro. Trata-se do maior número de atendidos da jovem história do programa social.
Em outubro, segue valendo a regra de que todos os beneficiários precisam receber o patamar mínimo de R$ 600 por família. Esta norma vale para todos os usuários, independente da quantidade de integrantes que residem na mesma casa.
O Governo vem afirmando que deve inserir mais pessoas na folha de pagamentos do Auxílio Brasil nos próximos meses. Embora ainda não exista uma confirmação oficial neste assunto, há a indicação de que novos beneficiários entrarão no programa nos meses de novembro e dezembro.
Para ter direito ao Auxílio Brasil, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é necessário ter uma renda per capita de até R$ 210. Mesmo quem segue todas as regras, ainda precisa esperar pela seleção do Ministério da Cidadania.