O Governo Federal está concluindo oficialmente nesta sexta-feira (30), os pagamentos de setembro do programa Auxílio Brasil. Agora, os olhos dos usuários estão voltados para o mês de outubro. De acordo com o calendário oficial de liberações do Ministério da Cidadania, as liberações voltam a acontecer já a partir do próximo dia 18.
Contudo, é importante frisar que esta data pode passar por uma alteração. Informações de bastidores dão conta de que o Governo Federal pretende antecipar as datas do mês de outubro, a exemplo do que aconteceu em agosto. Assim, é possível e provável que as liberações voltem a acontecer ainda na primeira quinzena do próximo mês.
Originalmente, o Governo paga o Auxílio Brasil sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Entretanto, em agosto eles decidiram antecipar os repasses para a primeira quinzena. Inicialmente, se imaginava que o calendário de setembro também seria antecipado. Contudo, o Ministério alegou que não houve tempo hábil para tal manobra.
Seja como for, o plano do Governo Federal segue sendo antecipar não apenas os calendários de outubro, como também os de novembro e dezembro. É importante lembrar que até aqui, não há nenhuma mudança oficializada nas datas de pagamentos. Assim, o cidadão ainda precisa se basear pelo calendário oficial divulgado no início deste ano.
Número de usuários
Outro ponto que pode ser alterado no Auxílio Brasil em outubro, é a questão do número de usuários. Em setembro, o Governo Federal conseguiu bater mais um recorde no número de beneficiados. Dados do Ministério da Cidadania apontam que mais de 20,65 milhões de pessoas receberam o benefício nas últimas duas semanas.
Este número representa um aumento de 450 mil pessoas em relação aos dados de agosto deste ano. Para os próximos meses, existe a expectativa de novas inserções. Contudo, o número de novos usuários ainda não foi divulgado.
Valores
Para o mês de outubro, seguirá valendo a regra de que todos os usuários precisam receber, ao menos, R$ 600 por mês. O pagamento é feito neste patamar por causa da aprovação da chamada PEC dos Benefícios.
De acordo com o documento, este valor deverá ser mantido ao menos até o final deste ano de 2022. Para o próximo ano, as indicações oficiais apontam que o benefício poderá cair para a casa dos R$ 405. Ao menos é o que está disposto no plano de orçamento enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional em agosto.
Auxílio Brasil e debate
O Governo Federal iniciou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro de 2021. Inicialmente, o plano era apenas ocupar o lugar deixado pelo antigo Bolsa Família, que chegou ao fim em outubro do ano passado.
Hoje, o Auxílio Brasil tem o seu formato próprio. Como dito, aconteceram alterações no sistema de valores e também no número de usuários. Entre novembro de 2021 e agora, estima-se que mais de 7 milhões tenham entrado no benefício.
Seja como for, existem críticas ao novo modelo de pagamentos. Algumas instituições afirmam que o atual formato de liberações, que não faz diferenciação em relação ao número de integrantes de uma família, pode ser injusto.