Auxílio Brasil: preciso renovar a minha inscrição no programa?

Auxílio Brasil: preciso renovar a minha inscrição no programa?

veja como funciona o processo de atualização de dados do Auxílio Brasil. Em novembro, pagamentos começam no dia 17

No próximo dia 17, o Governo Federal vai retomar oficialmente os pagamentos do Auxílio Brasil. Usuários que já estão dentro da folha de liberações do projeto, não precisam se preocupar com o processo de renovação da inscrição. O Ministério da Cidadania explica que os repasses são renovados de maneira automática.

Seja como for, é importante lembrar que exclusões e suspensões de pagamentos podem acontecer. Conforme informações do Ministério da Cidadania, o cidadão só tem a conta renovada automaticamente para o mês seguinte caso siga atendendo todas as regras de permanência que são exigidas pelo Governo Federal.

Neste sentido, o usuário precisa se preocupar menos com o seu perfil no Auxílio Brasil, e mais com o sua conta no Cadúnico. Trata-se da lista que o Governo Federal utiliza mensalmente para analisar os dados de todos os usuários do Auxílio Brasil. O indivíduo precisa manter este sistema atualizado com uma certa frequência.

O cidadão precisa atualizar a lista do Cadúnico ao menos uma vez a cada dois anos. Mas em regra geral, a dica é atualizar o sistema sempre que houver uma mudança estrutural na sua família. Uma morte, um nascimento, uma mudança de endereço ou até mesmo uma alteração da escola dos filhos precisa ser informada no sistema.

Quem está a mais de dois anos sem atualizar o sistema do Cadúnico, pode realizar o procedimento através do app oficial, que está disponível gratuitamente para download. Já as pessoas que precisam atualizar alguma informação sobre a sua família, só podem realizar a atualização presencialmente, no local indicado pela prefeitura de sua cidade.

Riscos de não regular o Cadúnico

Pessoas que não atualizam o Cadúnico por longos períodos de tempo, correm o risco de perder o direito de receber o Auxílio Brasil. E neste caso, entram também os riscos de suspensão de outros programas como o vale-gás e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Todos os meses, o Ministério da Cidadania envia mensagens e notificações para as pessoas que estão com a atualização em atraso. Seja como for, o cidadão não precisa esperar para receber este aviso para poder agir.

Qualquer pessoa pode conferir se a sua conta no Cadúnico está atualizada ou não através do app do sistema. Basta entrar na sua conta e verificar como está a sua situação atualmente.

Sistema abre caminho para o Auxílio

Não há outra opção para as pessoas que querem entrar no Auxílio Brasil. Para fazer parte do programa social, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico.

O processo de entrada neste sistema é de responsabilidade das prefeituras das cidades. Assim, é necessário entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como o procedimento funciona em seu município.

Vale lembrar que o simples ato de entrar no Cadúnico não garante automaticamente o recebimento do Auxílio Brasil. Mesmo as pessoas que estão na lista precisam aguardar até que o Ministério da Cidadania selecione os seus nomes.

A expectativa é de que a pasta selecione novos nomes para o programa nos meses de novembro e dezembro, mas a informação ainda carece de uma confirmação oficial.

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