Daqui a dois dias o Governo Federal deverá retomar os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Na quarta-feira (18), será a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Na mesma proporção em que os repasses se aproximam, crescem também as dúvidas em relação aos depósitos do programa.
Uma das questões que circulam entre os usuários do Auxílio Brasil, é a situação da atualização do sistema do Cadúnico. Afinal de contas, é preciso atualizar as informações da lista para poder receber o benefício em maio? O Ministério da Cidadania explica que tudo dependerá da situação específica de cada usuário.
Em regra geral, o Cadúnico precisa ser atualizado sempre uma vez a cada dois anos, ao menos. Dessa forma, quem não atualizou o sistema há mais de 24 meses, precisa realizar o procedimento urgentemente. É possível resolver o problema indo pessoalmente até uma sede de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou através do novo app do Cadúnico.
A outra regra geral, trata-se de atualizar o sistema sempre que houver uma mudança estrutural na família. Mortes, nascimentos, contratos de emprego, demissões, mudança de endereço e alterações nas escolas do filho são apenas alguns exemplos de dados que precisam ser atualizados sempre que eles acontecerem na sua família.
Vale sempre lembrar que as informações que o Governo Federal usa para selecionar ou manter uma pessoa dentro da folha de pagamentos do Auxílio Brasil são justamente as que estão disponíveis no Cadúnico. Dessa forma, a principal dica é manter a atualização do cadastro para evitar problemas.
Neste sentido, cada usuário terá que verificar as suas próprias informações. Caso você não tenha passado por nenhuma mudança estrutural na família e tenha realizado a atualização há menos de dois anos, não é necessário repetir o processo.
Segundo o Ministério da Cidadania, os usuários do Auxílio Brasil não precisam atualizar o sistema todos os meses para não correr o risco de perder o dinheiro deste ou de qualquer outro programa social do Governo Federal.
Há situações em que o cidadão não se lembra da data da última atualização. Para resolver o problema, basta consultar os dados do sistema do app do próprio Cadúnico. Por lá, o Governo apontará se há ou não a necessidade de atualizar os dados.
Sim. A falta de atualização do sistema do Auxílio Brasil pode cancelar ou até mesmo bloquear uma conta do benefício. Todavia, o cidadão não perde o direito de receber o dinheiro necessariamente por não atualizar o sistema.
O Ministério da Cidadania explica que o Governo não utiliza apenas os dados do Cadúnico para analisar as informações dos beneficiários. Eles também usam outras fontes de Ministérios ligados ao Palácio do Planalto.
Assim, a falta de atualização do Cadúnico pode fazer com que os dados disponíveis por lá, não batam com os que estão apresentados nos outros bancos de informações. A inconsistência pode gerar o bloqueio do programa social.