O Ministério da Cidadania enviou cerca de 20 milhões de cartões do Auxílio Brasil com o fundo verde. No entanto, o Governo Federal alterou o design da ferramenta, sendo a produção do cartão paralisada para substituição por um novo desenho.
Desde o início, a intenção do Governo Bolsonaro foi desvincular totalmente o programa social do antigo Bolsa Família, criado no período do Governo Lula. Os primeiros 20 mil cartões do Auxílio Brasil tinham um fundo verde, e o nome do programa sobre uma tarja amarela.
A ferramenta era muito semelhante ao cartão do Bolsa Família, sendo assim, foi proposto um novo modelo. A nova versão tem um design vinculado à campanha de Jair Bolsonaro. Com a troca, foi iniciada a produção de novos dispositivos com uma bandeira do Brasil. Mais de 6 milhões já foram entregues.
Os beneficiários que vão receber os novos cartões não precisam se preocupar, uma vez que a funcionalidade do dispositivo será a mesma. Com ele, é possível sacar o dinheiro do benefício por meio de caixas eletrônicos, casas lotéricas, e correspondentes Caixa Aqui.
A distribuição do novo cartão do benefício está ocorrendo de maneira gradual. Desta forma, as primeiras remessas estão sendo destinadas as famílias que foram incluídas no programa a partir de novembro de 2021.
Dentro desse grupo, estão sendo contemplados de forma prioritária os beneficiários que moram em locais com poucas agências da Caixa e lotéricas.
Em contrapartida, aqueles que já recebiam os valores do Bolsa Família podem continuar usando o cartão do antigo programa até que chegue a hora da substituição pelo novo.
Ao receber o cartão do Auxílio Brasil em seu endereço, basta recorrer a instituição financeira responsável (Caixa) para solicitar o desbloqueio da ferramenta.
Na ocasião, será necessário acessar o aplicativo Caixa Tem e seguir com o pedido. Confira o passo a passo:
Por fim, é importante frisar que o cartão do Auxílio Brasil é aceito em milhares de lojas e comércios espalhados pelo país. Assim, além do saque benefício, pode-se utilizar o cartão para compras em mercados, farmácias, lojas de conveniências e postos de combustíveis que aceitar o pagamento no débito.