Direitos do Trabalhador

Auxílio Brasil: perdi o cartão do Bolsa Família. O que preciso fazer?

O Governo Federal anunciou no início deste mês de janeiro que já começou o processo de entrega dos cartões do novo Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, esses dispositivos só serão entregues para as pessoas que estão entrando no programa agora. Estamos falando de algo em torno de 3 milhões de brasileiros.

Quem faz parte do Auxílio Brasil desde o ano passado, pode seguir usando os mesmos dispositivos que eram usados no Bolsa Família. De acordo com o Ministério da Cidadania, a função dos dois cartões são basicamente as mesmas. Então não há nenhum motivo que justifique a troca dos objetos. Pelo menos não neste primeiro momento.

Acontece, no entanto, que alguns usuários antigos estão dizendo que perderam os cartões antigos. Então essas pessoas querem saber o que vai acontecer com elas. É que nesta situação sabe-se que eles não podem usar esse cartão novo e não possuem mais os dispositivos antigos. O que fazer, portanto , quando isso acontece?

De acordo com o Ministério da Cidadania, pessoas que passam por essa situação podem tentar pedir uma segunda via desse cartão. Para isso, existem três opções. A primeira é ligar para o número 0800 726 0207. Segundo as informações oficiais da Caixa Econômica, é possível pedir um novo dispositivo por este canal.

Além disso, o cidadão pode ainda recorrer a um método mais tradicional e ir direto para um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). É importante que seja o mesmo em que ele fez a inscrição no Cadúnico. Por último, o usuário pode fazer esse pedido indo diretamente em uma agência da própria Caixa Econômica Federal.

Não precisa usar cartão

Vale lembrar, no entanto, que não é preciso usar o cartão do Bolsa Família e nem mesmo o do Auxílio Brasil para movimentar o dinheiro do programa. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, é possível fazer isso de outras maneiras.

O cidadão pode, por exemplo, usar o aplicativo Caixa Tem para isso. De acordo com o Governo, por lá eles podem mexer na quantia para pagar boletos, fazer transferências e até mesmo fazer compras. Tudo de maneira digital.

Além disso, o saque do dinheiro em espécie também é possível sem o cartão. De acordo com o Governo Federal, para fazer isso basta gerar um código também no Caixa Tem. Então ninguém precisa deixar de receber o benefício por não ter um cartão.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no último mês de novembro do ano passado. Mas naquele momento as pessoas que estavam recebendo eram apenas aquelas que estavam no antigo Bolsa Família.

Em dezembro, o número de usuários seguiu o mesmo. Sem realizar novas entradas, o Governo optou por aumentar pelo menos os valores dos pagamentos. Já naquele momento, ninguém estava recebendo menos do que R$ 400.

Agora em janeiro, o Auxílio Brasil ganhou sua versão turbinada. De acordo com o Ministério da Cidadania, são cerca de 17,5 milhões de pessoas no programa neste primeiro mês de 2022. Esse número, no entanto, deverá passar por pequenas variações durante o ano.