Categorias: Direitos do Trabalhador

Auxílio Brasil: PEC que aumenta valores pode ser votada na próxima semana

Publicado por
Aécio de Paula

Dias depois da aprovação da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados, os olhos da política se voltam para o Senado. É por lá que o texto está neste momento. Para quem não sabe, este documento pode acabar abrindo espaço para o aumento no valor do Auxílio Brasil a partir de dezembro.

E já há uma data para a primeira análise da PEC. Vai ser no próximo dia 24 deste mês de novembro, ou seja, na próxima semana. Ainda não é a votação em plenário. Vai ser apenas uma avaliação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). De qualquer forma, vai dar para ver como está o clima por lá.

Nos últimos meses, o Governo Federal vem sofrendo uma série de derrotas no Senado Federal. Por isso, o Palácio do Planalto está olhando para essa votação com muita atenção. De acordo com analistas políticos, tudo pode acontecer. Não se sabe, por exemplo, qual vai ser a postura do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) nessa questão.

Na Câmara do Deputados, como dito, o Governo Federal conseguiu aprovar a PEC dos Precatórios em dois turnos. Na primeira volta, a aprovação aconteceu por apenas 4 votos acima do que era necessário. Já na segunda, no entanto, o Palácio do Planalto conseguiu aumentar a margem da vitória em questão.

A ideia dos membros do poder executivo agora é tentar repetir essa dose. Agora, se sabe que a jornada por lá vai começar no próximo dia 24 de novembro. Então, todas as atenções irão se voltar para lá. Poucas bancadas partidárias assumiram o que farão com o seus votos a partir de agora.

Prazo do Ministro

Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o Senado precisa aprovar esse texto urgentemente. Ele até deu um prazo para isso. De acordo com ele, a PEC precisa ser aprovada ainda neste mês de novembro.

Segundo ele, se isso não acontecer, então o Governo não vai ter condições de pagar o aumento do Auxílio Brasil para a casa dos R$ 400 em dezembro. E além disso, também não vai conseguir aumentar o número de usuários.

E se não aprovarem a PEC

Caso não aprovem a PEC dos Precatórios, membros do Governo Federal estão dizendo que não conseguirão aumentar o tamanho do Auxílio Brasil. De acordo com informações de bastidores, uma ideia seria tentar essa elevação através de uma Medida Provisória (MP).

Além disso, há quem diga que o Governo poderia prorrogar o Auxílio Emergencial por mais alguns meses. Assim, esse programa poderia atender as pessoas que não conseguirão entrar no novo Bolsa Família.

Plano do Governo para o Auxílio

O plano A do Governo Federal para o pagamento do Auxílio Brasil segue o mesmo. Eles querem começar os repasses do novo programa já neste mês de novembro, apenas para quem estava dentro do Bolsa Família.

E aí caso a PEC dos Precatórios seja aprovada no Senado, eles poderiam aumentar os valores do programa bem como a quantidade de usuários do mesmo a partir de dezembro. Essa segue sendo a ideia original do Planalto.