Quase 30% dos eleitores brasileiros são diretamente impactados pelos pagamentos do Auxílio Brasil. É o que mostra a mais nova pesquisa Datafolha, divulgada no final da última semana. Segundo o levantamento, 27% dos votantes recebem ou ao menos residem com alguém que recebe o dinheiro do programa social do Governo Federal neste mês de outubro.
Os dados do Ministério da Cidadania apontam que mais de 21,1 milhões de pessoas estão recebendo o dinheiro do Auxílio Brasil este mês. Trata-se de um recorde na história do programa social. Entre os meses de setembro e outubro, estima-se que mais de 450 mil famílias tenham sido inseridas. Considerando o intervalo de tempo de janeiro a outubro, já são mais de 7 milhões de novas entradas.
O Datafolha também indica que 9% do eleitorado está apto ao recebimento do vale-gás nacional. Este é o programa que faz pagamentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que precisam de ajuda para comprar o botijão de gás de 13kg. O saldo é pago a cada dois meses, e os valores variam de acordo com o preço médio nacional do item.
Dados do Ministério da Cidadania apontam que 5,9 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do vale-gás nacional neste mês de outubro. Embora a pasta tenha registrado um crescimento de pouco mais de 200 mil usuários desde agosto, fato mesmo é que o projeto ainda conta com uma fila de espera que pode estar atingindo mais de 18 milhões de indivíduos.
A pesquisa do Instituto Datafolha foi feita entre os dias 13 e 14 de outubro, ou seja, pouco depois do início dos pagamentos do Auxílio Brasil este mês, no dia 11. Foram 2.898 entrevistas em todas as regiões do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Como dito, mais de 21 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio Brasil neste mês de outubro. Segundo o Ministério da Cidadania, a fila de espera para o programa está zerada, mas nada impede que mais seleções aconteçam nos próximos meses.
Para ter direito ao Auxílio Brasil é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é preciso ter uma renda per capita de até R$ 210. Quem segue estas regras, tem direito de entrar no programa.
De toda forma, mesmo as pessoas que seguem todas as normas, ainda não estão oficialmente garantidas no Auxílio Brasil. Em todos os casos, é necessário esperar até que o sistema do Ministério da Cidadania selecione o seu nome de fato.
Embora usem o mesmo calendário e a mesma forma de pagamento, Auxílio Brasil e vale-gás são programas diferentes, que usam regras de entrada próprias. O cidadão precisa atentar para estas nuances para não se confundir.
Para ter direito ao vale-gás nacional, é necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 606. Além disso, também é necessário ter uma conta ativa no Cadúnico, ou ser usuário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).